Considerações sobre o projeto político pedagógico das escolas localizadas no campo do município de Rebouças-PR
Palavras-chave:
Educação no Campo, Projeto Político Pedagógico, Identidade, Escola no CampoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico das escolas localizadas no campo, do município de Rebouças-PR, buscando observar a identidade da escola apontada neste documento. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, com leituras bibliográficas referentes à prática de Educação do Campo (ARROYO et al., 2009; CALDART, 2005; SANTOS, 2014; SOUZA, 2018), e a construção do Projeto Político Pedagógico buscando verificar se esse atende às demandas da realidade do aluno do campo. A pesquisa exploratória teve como técnica de coleta de dados, análise do projeto de 5 escolas localizadas na área rural, do município de Rebouças-PR. Além disso, foi aplicado um questionário destinado às coordenadoras destas escolas com enfoque na construção dos projetos pedagógicos, seu registro bem como sua aplicabilidade. Percebemos que são insuficientes até o momento, as legislações sobre educação do campo na construção desses projetos devido ao desconhecimento dos mesmos, na maior parte das escolas investigadas. Os resultados demonstram a pouca presença, tanto de fundamentação teórica, quanto o debate na defesa da Educação do Campo, nas escolas localizadas na área rural deste município. Essa pesquisa se vincula aos estudos que vem sendo desenvolvidos sobre o tópico, no programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Centro-Oeste no período de 2018 e 2019.
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