Considerações sobre o projeto político pedagógico das escolas localizadas no campo do município de Rebouças-PR

Palavras-chave: Educação no Campo, Projeto Político Pedagógico, Identidade, Escola no Campo

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico das escolas localizadas no campo, do município de Rebouças-PR, buscando observar a identidade da escola apontada neste documento. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, com leituras bibliográficas referentes à prática de Educação do Campo (ARROYO et al., 2009; CALDART, 2005; SANTOS, 2014; SOUZA, 2018), e a construção do Projeto Político Pedagógico buscando verificar se esse atende às demandas da realidade do aluno do campo. A pesquisa exploratória teve como técnica de coleta de dados, análise do projeto de 5 escolas localizadas na área rural, do município de Rebouças-PR. Além disso, foi aplicado um questionário destinado às coordenadoras destas escolas com enfoque na construção dos projetos pedagógicos, seu registro bem como sua aplicabilidade. Percebemos que são insuficientes até o momento, as legislações sobre educação do campo na construção desses projetos devido ao desconhecimento dos mesmos, na maior parte das escolas investigadas.  Os resultados demonstram a pouca presença, tanto de fundamentação teórica, quanto o debate na defesa da Educação do Campo, nas escolas localizadas na área rural deste município. Essa pesquisa se vincula aos estudos que vem sendo desenvolvidos sobre o tópico, no programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Centro-Oeste no período de 2018 e 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislaine Leticia Vereta, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Grupo de Pesquisa Educação e Formação de Professores.
Sandra Aparecida Machado Polon, Universidade Tuiuti do Paraná
Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora no curso de Pedagogia da Unicentro. Grupo de Pesquisa Educação e Formação de Professores.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. (Org.). Por uma Educação do Campo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

AZEVÊDO, Alessandro Augusto; ANDRADE, Íris Campos. Caminhos e descaminhos de uma prática curricular numa escola do campo. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 227-248, jan./mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação do Campo: marcos normativos. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília: SECADI, 2012. 96 p.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: PARANÁ. Cadernos temáticos: educação do campo/ Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. -Curitiba: SEED-PR, 2005. -72vp.

MACEDO, Marinalva Sousa. A Construção do Projeto Politico-Pedagógico das escolas do campo: contribuições teórico-práticas para a realidade maranhense. 2013. 143f Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.

NAHIRNE, Ana Paula, STRIEDER. Dulce Maria, A luta histórica pelo direito à Educação no e do e para o Campo: o contexto do município de Nova Laranjeiras/PR. Rev. Conexão UEPG, v.15, n.3, p. 274-282, set-dez. 2019.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Curitiba, 2006.

POLON. Sandra Aparecida Machado. A regulação e a emancipação em escolas públicas localizadas no campo. 2014. 214f. Tese (Doutorado) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.

REBOUÇAS. Projeto Político Pedagógico. 2019-2020.

SOUZA, Maria Antônia de (Org). Escola pública, educação do campo e projeto político-pedagógico. Curitiba: UTP, 2018, 448p. Disponível em: . Acesso em 14 mar. 2019.

UCHIDA, Andreia Aparecida de Lima; LEMES, Mariana Santos. Educação do campo: O Projeto Político Pedagógico na E.E. João Carreira em Andradina/SP. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas/MS, n. 24, Ano 13, p. 51-78, nov. 2016.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e Projeto Político-Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p.267-281, 2003.
Publicado
2020-06-28
Visualizações
  • Artigo 30
  • PDF 46
Como Citar
VERETA, C.; POLON, S. Considerações sobre o projeto político pedagógico das escolas localizadas no campo do município de Rebouças-PR. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 1, p. 171-184, 28 jun. 2020.