O fechamento de escolas do campo como política de governo: experiências vivenciadas em Carangola/MG
Palavras-chave:
Políticas de governo, Fechamento de escolas, ExperiênciasResumo
Este artigo é parte dos resultados de pesquisas sobre as escolas do campo realizadas, dentro da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Unidade Carangola, a partir do ano de 2014. Estas pesquisas buscaram compreender o processo de fechamento dessas unidades educacionais, bem como a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses espaços. O objetivo principal desta escrita foi compilar os resultados dos estudos no referente ao fechamento das escolas do campo e seus impactos no âmbito educacional das crianças e jovens das comunidades rurais, bem como analisar a situação atual das escolas do campo no município de Carangola/MG. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ficou a cargo de uma descrição analítica com o aporte de trabalhos de campo que forneceram os dados trabalhados pela pesquisa de 2014. Além disso, foram utilizadas ainda fontes oficiais sobre o fechamento de escolas do campo no País. Como resultado, este estudo identificou que a partir do fechamento de algumas escolas do campo, implementa-se uma política de governo que avança em prol do processo de nucleação destas escolas. Com isso, os impactos socioculturais são inevitáveis, como as transformações nos modos de socialização infantil; a perda de um espaço de identificação para a comunidade rural; a mudança nos modos de circulação atribuída pela inserção do transporte escolar, bem como o esvaziamento das comunidades rurais, uma vez que muitas famílias decidem se mudar em busca de educação para os filhos.
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