O fechamento de escolas do campo como política de governo: experiências vivenciadas em Carangola/MG

Autores

Palavras-chave:

Políticas de governo, Fechamento de escolas, Experiências

Resumo

Este artigo é parte dos resultados de pesquisas sobre as escolas do campo realizadas, dentro da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Unidade Carangola, a partir do ano de 2014. Estas pesquisas buscaram compreender o processo de fechamento dessas unidades educacionais, bem como a formação docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas nesses espaços. O objetivo principal desta escrita foi compilar os resultados dos estudos no referente ao fechamento das escolas do campo e seus impactos no âmbito educacional das crianças e jovens das comunidades rurais, bem como analisar a situação atual das escolas do campo no município de Carangola/MG. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo ficou a cargo de uma descrição analítica com o aporte de trabalhos de campo que forneceram os dados trabalhados pela pesquisa de 2014. Além disso, foram utilizadas ainda fontes oficiais sobre o fechamento de escolas do campo no País. Como resultado, este estudo identificou que a partir do fechamento de algumas escolas do campo, implementa-se uma política de governo que avança em prol do processo de nucleação destas escolas. Com isso, os impactos socioculturais são inevitáveis, como as transformações nos modos de socialização infantil; a perda de um espaço de identificação para a comunidade rural; a mudança nos modos de circulação atribuída pela inserção do transporte escolar, bem como o esvaziamento das comunidades rurais, uma vez que muitas famílias decidem se mudar em busca de educação para os filhos.

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Biografia do Autor

Elizete Oliveira de Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG / Unidade Ubá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Ubá). Grupo de Pesquisa: Educação, História e Movimentos Sociais (UEMG); Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Carangola/MG.

Custódio Jovêncio Barbosa Filho, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG / Unidade Carangola

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Grupo de Pesquisa Ciências Humanas e Linguagens (UEMG/Ubá).

Mariana Vilhena Faria, Rede Básica de Educação do Espírito Santo

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Grupo de Pesquisa sobre a Questão dos Alimentos (GeQa). Professora da Rede Básica de Educação do Espírito Santo.

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

ANDRADE, . O. de; BARBOSA FILHO, . J.; FARIA, . V. O fechamento de escolas do campo como política de governo: experiências vivenciadas em Carangola/MG. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 267–282, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1263. Acesso em: 22 dez. 2024.