Do Mãe Maria ao Assentamento Araras: territorialidade posseira no Araguaia e educação do campo

Palavras-chave: Assentamento Araras, Territorialidade Posseira, Escola José Cordeiro, Educação do Campo

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a trajetória de constituição do Assentamento Araras, protagonizada por posseiros da Terra Indígena Mãe Maria; cujas narrativas revelam elementos fundantes da territorialidade posseira no Araguaia. Vislumbramos ainda problematizar o uso destas narrativas em processos de ensino-aprendizagem na escola da localidade, como prática de educação do campo. A pesquisa de cunho qualitativo e abordagem dialética se baseou em observações, entrevistas gravadas, pesquisa documental, dados da experiência com Projeto de Leitura e escrita na escola, realizadas nos tempos comunidades da Educação do Campo, envolvendo assentados, alunos e professores do assentamento. A produção de cartilha com a história da comunidade; o uso dessa narrativa nas aulas, contribuíram no desenvolvimento da leitura, interpretação e produção da escrita dos estudantes. Resultados iniciais que reafirmam a educação do campo como um caminho a ser seguido, por valorizar saberes locais, ressignificar a escola do campo e efetivamente, contribuir na territorialidade camponesa.

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Biografia do Autor

Adenilson da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduando em Licenciatura em Educação do Campo - ênfase em Letras e Linguagens na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (­Unifesspa).

Ailce Margarida Negreiros Alves, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestra em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França, Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Unifesspa, Faculdade de Educação do Campo (Fecampo).

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Publicado
2020-06-27
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Como Citar
CAVALCANTE, A.; NEGREIROS ALVES, A. Do Mãe Maria ao Assentamento Araras: territorialidade posseira no Araguaia e educação do campo. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 1, p. 46-61, 27 jun. 2020.