A escola ribeirinha e a formação de professores: pela sobrevivência da educação nas ilhas de Belém/PA
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação do Campo, Escola RibeirinhaResumo
Diante das fortes ameaças de extinção das escolas do campo e de ataques à formação docente nas Universidades Públicas Federais no território brasileiro a partir da crise política de 2016, o presente trabalho tem corpo na temática da formação de professores e a Educação do Campo. O foco da investigação recai em: como a formação de professores contribui para a práxis pedagógica no contexto da educação ribeirinha Amazônica na cidade de Belém do Pará? Parte do objetivo geral que é analisar a formação dos professores atual voltada para Educação do Campo e sua práxis pedagógica nas ilhas, do município de Belém, Estado do Pará. Nesse sentido, optou-se pela pesquisa exploratória com levantamentos bibliográfico e documental prévio aliado à pesquisa de campo na concepção de Severino (2007). A coleta das informações usou o questionário fechado e entrevista informal segundo Marconi; Lakatos (2010); já para a análise dos indícios coletados no campo, seguiram-se os preceitos de Pádua (2000) e Minayo (2009; 2014) sobre a análise interpretativa hermenêutica. Os achados da inquirição apontam a formação dos professores em consonância com a LDB 9.394/96; a práxis pedagógica dos docentes está focada na realidade das ilhas com suas experiências e saberes resguardados; a necessidade que urge do fortalecimento das políticas públicas para Educação do Campo; e por fim, os “esforços” da Semec – Belém em manter viva a Educação do Campo ribeirinha por meio de ações dirigidas à realidade local.
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