A escola ribeirinha e a formação de professores: pela sobrevivência da educação nas ilhas de Belém/PA

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação do Campo, Escola Ribeirinha

Resumo

Diante das fortes ameaças de extinção das escolas do campo e de ataques à formação docente nas Universidades Públicas Federais no território brasileiro a partir da crise política de 2016, o presente trabalho tem corpo na temática da formação de professores e a Educação do Campo. O foco da investigação recai em: como a formação de professores contribui para a práxis pedagógica no contexto da educação ribeirinha Amazônica na cidade de Belém do Pará? Parte do objetivo geral que é analisar a formação dos professores atual voltada para Educação do Campo e sua práxis pedagógica nas ilhas, do município de Belém, Estado do Pará. Nesse sentido, optou-se pela pesquisa exploratória com levantamentos bibliográfico e documental prévio aliado à pesquisa de campo na concepção de Severino (2007). A coleta das informações usou o questionário fechado e entrevista informal segundo Marconi; Lakatos (2010); já para a análise dos indícios coletados no campo, seguiram-se os preceitos de Pádua (2000) e Minayo (2009; 2014) sobre a análise interpretativa hermenêutica. Os achados da inquirição apontam a formação dos professores em consonância com a LDB 9.394/96; a práxis pedagógica dos docentes está focada na realidade das ilhas com suas experiências e saberes resguardados; a necessidade que urge do fortalecimento das políticas públicas para Educação do Campo; e por fim, os “esforços” da Semec – Belém em manter viva a Educação do Campo ribeirinha por meio de ações dirigidas à realidade local.

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Biografia do Autor

Jefferson Luis da Silva Cardoso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Mestre em Educação pela Universidade do Estado Pará (2016); Especialista em Docência Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2012); Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade da Amazônia (2008); foi Professor do PARFOR pela Universidade Federal Rural da Amazônia e também participa como Técnico do Grupo de Pesquisa GEMIP, por meio do Gemip na Escola; foi Professor da SEMEC Belém na Escola Olga Benário - UP Verdejante IV e Coordenador Pedagógico; foi Professor da Educação Geral Seduc/PA; Instrutor horista da Escola de Administração Fazendária - ESAF; Exerceu docência em Pós-Graduação pela UNAMA, IEPA, SINAPSES e UNICID. Com ampla experiência na área da Educação e Administração. É palestrante, ministrante de cursos e oficinas. Tem como linhas de pesquisa: Formação inicial e continuada de professores; Didática; Processo de Ensino e Aprendizagem; Avaliação Educacional; História da Educação; Prática Pedagógica; Educação de Jovens e Adultos; Leitura e Escrita; Alfabetização e Letramento. Associado Individual da ANPED. Atualmente é Professor Assistente da Área da Educação da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Campus Tomé-Açu/PA.

Raira Karolina Lima Marinho, Secretaria Municipal de Educação - Ananindeua

É Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Literatura Infantil pela Universidade Internacional de Curitiba; Foi professora do SESI de Ananindeua; Foi Professora de Escola baseada em Projetos no Município de Ananindeua; Atualmente é Professora da SEMED - Ananindeua. 

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

CARDOSO, . L. da S.; MARINHO, . K. L. A escola ribeirinha e a formação de professores: pela sobrevivência da educação nas ilhas de Belém/PA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 121–137, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1266. Acesso em: 8 nov. 2024.