Educação do campo e a construção de trajetórias de jovens rurais no Alto Jequitinhonha, MG
Palavras-chave:
Juventude, Rural, Educação, AgriculturaResumo
O termo “juventude” traz consigo intensos debates sobre o que significa esse período da vida das pessoas, podendo ser uma faixa etária ou um conjunto de características sociais. Neste artigo, considerou-se jovens rurais como uma categoria social construída a partir de experiências diversas. Por isso, fez-se necessário compreender o contexto em que eles estão inseridos: trata-se, em sua maioria, de jovens agricultores familiares que têm papel decisivo na reprodução social e financeira da unidade familiar a que pertencem. A partir dessa realidade, a educação do campo tornou-se oportunidade de formação para jovens rurais ao desenvolver habilidades tanto no curso superior escolhido, quanto no trabalho na roça. Com o objetivo de investigar a relação entre a Educação do Campo e as possíveis trajetórias dos jovens rurais do Alto Jequitinhonha, organizou-se um estudo com estudantes e egressos da Escola Família Agrícola de Veredinha (EFAV), Vale do Jequitinhonha mineiro. A pesquisa de campo foi realizada a partir de abordagem quanti-qualitativa realizada em duas fases: pesquisa documental e entrevistas semi-orientadas. A amostra foi organizada pelo município de origem dos estudantes e egressos, contemplando os municípios com maior representatividade: Turmalina, Veredinha, Minas Novas, Capelinha e Chapada do Norte. As entrevistas revelaram uma forte relação entre as habilidades desenvolvidas na EFAV e as perspectivas profissionais dos estudantes: 75% dos entrevistados pretendem cursar faculdades na área de Ciências Agrárias, Veterinária ou Zootecnia; enquanto 81,25% dos egressos permaneceram no Alto Jequitinhonha, embora as atividades profissionais sejam diversas. A formação em técnico em agropecuária, fornecida pela EFAV, fortaleceu um sentimento de pertença, desejo de continuar no campo e desenvolver atividades agrícolas, porém com uma formação que vai além da técnica e que permite o desenvolvimento de habilidades diversas.
Downloads
Referências
ANJOS, Flavio Sacco dos; CALDAS, Nádia Velleda. O futuro ameaçado: o mundo rural face aos desafios da masculinização, do envelhecimento e da desagrarização. Ensaios FEE, v. 26, n. 1, p. 661-694, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Saber de classe e educação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O ardil da ordem. Campinas: Papirus, 1986.
BRUMER, Anita. A problemática dos jovens rurais na pós modernidade. In: CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná (Org.). Juventude rural e perspectiva, 01. 2006. Anais[...] Rio de Janeiro: Murad X, 2007. 311 p.
BRUSCHINI, Cristina. Uma abordagem sociológica da família. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 6, n. 1, jan./jul. 1989.
CARNEIRO, Maria José. Juventude e novas mentalidades no cenário rural. In: CARNEIRO, Maria José; CASTRO, Elisa Guaraná (Org.). Juventude Rural E Perspectiva, 01. 2006. Anais[...] Rio de Janeiro: Murad X, 2007. 311 p.
CASTRO, Elisa Guaraná de. Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 7, n. 1, p. 179-208, 2009.
CASTRO, Elisa Guaraná. Entre Ficar e Sair: uma etnografia social da categoria jovem rural. 2005. 427f. (Doutorado em Antropologia Social) – Museu Nacional, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
CHAYANOV, Alexander. La família campesina y la influencia de su desarollo em la actividad económica. In: CHAYANOV, Alexander. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Nueva Visión, 1974. p. 47-68.
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008.
FANCK, Clenir. Entre a enxada e o lápis: a prática educativa da Casa Familiar Rural de Francisco Beltrão/PR. 2007. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: PPGEDU/UFRGS, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2015. 143 p.
GALIZONI, Flávia Maria. A terra construída: família, trabalho, ambiente e migrações no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais. 2000. 98f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, 2000.
GASKELL, Gorge; BAUER, Martin (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HEIN, Gustavo Elias. Sucessão Familiar Rural: Um estudo de caso com jovens egressos da escola família agrícola de Santa Cruz Do Sul/RS. 2017. 51f. (Bacharelado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cachoeira do Sul, RS, 2017.
IBGE. Censo Agro 2017: dados preliminares [Internet]. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2018. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/. Acesso em: 09 fev. 2020.
LEÃO, Geraldo; ROCHA, Maria Isabel Antunes. Juventudes do campo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2015.
LÉVI-STRAUSS, Claude. A família. In SHAPIRO, Harry L. Homem, Cultura e sociedade. 2. ed. Brasil/Portugal: Fundo de Cultura, 1972.
MENDONÇA, Kenia Fabiana Cota. Sucessão, formação e migração: destinos de duas gerações de agricultores familiares do Alto Jequitinhonha, MG. 2008. 119f. (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
MONTE-MÓR, Roberto Luís; SILVA, Harley. Transição urbana, urbanização extensiva e meio ambiente: diálogos possíveis. In: CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE POBLACIÓN, 4., 2010, Havana, Cuba. Anais [...]. Havana: APAL, 2010.
PIETRAFESA, José Paulo. Sustentabilidade e espaço rural: Escola Família Agrícola de Goiás. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 32., 2008, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: Anpocs, 2008.
PLANO ESTADUAL DE JUVENTUDE. (2008). Plano Estadual de Juventude: construindo um pacto pela juventude. PE: Secretaria Especial da Juventude e Emprego; Governo de Pernambuco. Disponível em: http://www.portais.pe.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=32341625&folder
Id=32341241&name=DLFE-159944.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.
QUEIROZ, Maria Isaura. Variações sobre técnica de gravador no registro da informação viva. 9. ed. São Paulo: Editora T.A Queiroz, 1991.
RIBEIRO, Eduardo Magalhães et al. Agricultura familiar e programa de desenvolvimento rural no Alto Jequitinhonha. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, DF, v. 45, n. 4, p. 1075-1102, 2007
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas: Autores associados, 2012.
SCHNEIDER, S. A pluriatividade na agricultura familiar. In: BOTELHO FILHO, Flávio Borges (Org.) Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial: Contribuições ao Debate. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos Avançados. 2005. v. 05, n. 17. p. 23-42.
SILVA, Leandro Luciano. Dois tempos, vários lugares: trabalho e emancipação em alternância. 2007. 129f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
SILVA, Vanda. Sertão de Jovens. São Paulo: Cortez, v. 115, 2004. 120 p. (Questões da nossa época).
STRECK, Danilo R. Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico. Educação e Sociedade, São Paulo, vol. 30, num. 107 p. 539-560, 2009.
TAVARES, Celma. Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 31, n. 2, 13 out. 2009.
TEIXEIRA, Edval Sebastião et al. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34 n. 02, p. 227-242, mai.- ago. 2008.
WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Jovens rurais de pequenos municípios de Pernambuco: que sonhos para o futuro. Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 21-34.
WEISHEIMER, Nilson. Juventudes Rurais: Mapa de Estudos Recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005.
WOORTMANN, Klaas. Migração, família e campesinato. Revista Brasileira de Estudos da População, v.7, n. 1, jan./jun. 1990.