Ensino de matemática na educação do campo revelado em edições do EBRAPEM (2016-2019)

Palavras-chave: EBRAPEM, Educação do campo, Ensino de matemática

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar as características dos trabalhos relacionados à temática Ensino de Matemática, e para isso apresenta o resultado de um mapeamento, no qual foram identificados 22 artigos resultantes de apresentações no XX, XXI, XXII e XXIII EBRAPEM que enfatizaram o Ensino de Matemática na Educação do Campo. Metodologicamente, foi conduzida a obtenção de categorias por meio de Análise de Conteúdo. A busca foi realizada e, dessa forma, foram delimitadas quatro questões a serem respondidas: Quais referenciais teóricos estão subsidiando a pesquisa? Quais foram os pressupostos metodológicos e procedimentos mais utilizados nas pesquisas? Em quais instituições e regiões brasileiras foram desenvolvidas as pesquisas analisadas? Com esse mapeamento foi possível identificar que a educação do campo tem sido melhor compreendida pelo ensino de matemática, ao possibilitar uma adequação de atividades de ensino aliada aos contextos desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da área temática Educação Matemática na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz
Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta Visitante nos cursos de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).
Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará
Doutorando em Ensino na Universidade do Vale do Taquari (Univates). Professor Assistente II na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

ALBERTI, Verena; FERNANDES, Tania Maria; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

ALVES, Whendelly Lorena Leite. A atividade de construção do inventário da realidade na educação do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.

ANDREATTA, Cidimar. Resolução de problemas: cenários de pesquisas científicas e aprendizagem discente em uma escola comunitária rural. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisas sobre modelagem em eventos científicos recentes de educação matemática n o Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Taguatinga, DF. Anais [...]. Taguatinga, DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2009, p. 1-15. Disponível em: http://www.sbem.com.br/sipem/files/resumos.pdf.Acesso em: 30 mar. 2020.

ARAÚJO, Mariane Dias. Formação de educadores indígenas: interculturalidade e educação matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, 2017, p. 1-12. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem. Acesso em: 30 mar. 2020.

BARBOSA, Línlya Natássia Sachs Carmelengo; CARVALHO, Diego Fogosa; ELIAS, Henrique Rizek. As relações estabelecidas entre o cotidiano camponês e a sala de aula: análise da produção científica em 10 edições do Encontro Nacional de Educação Matemática. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, n. 5, v. 1, p. 1-21, 2014.

BARBOSA, Línlya Natássia Sachs Camerlengo. Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, IGCE, UNESP, Rio Claro, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARREIRA, Jonas Souza. Pesquisa da própria prática ao ensinar matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas de alunos do 5º ano de uma escola do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23, 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BORBA, Marcelo de Carvalho; CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Tecnologias digitais e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Edição 2018. Resultados. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://uab.capes.gov.br/36-noticias/10125-inep-registra-aumento-de-mestres-e-doutores-no-ensino-superior. Acesso em: 30 mar. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file. Acesso em: 12 abr. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 11 abr. 2020.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n1/03.pdf. Acesso em: 11 abr. 2020.

CALDART, Roseli Salete. Sobre educação do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação do campo. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

CASTRO, Elizael Serrão; FORMIGOSA, Marcos Marque. O processo de contagem dos oleiros na Amazônia paraense. Educação Matemática em Revista, v. 23, n. 60, 2018. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1344/pdf. Acesso em: 27 maio 2020.

COSTA, Bárbara Fernandes. Ensino de matemática em salas multisseriadas no Rio Grande do Norte: perspectivas em construção. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática)

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JESUS, Ravelle Souza; SANTOS, Ivanil Miranda; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Potencialidades da modelagem matemática para o ensino de matemática na educação do campo. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 173-189, jan./abr. 2019.

LIBÓRIO, Andréia Regina Silva Cabral. Reflexões sobre o currículo sob a perspectiva da etnomatemática: possibilidades em uma escola quilombola. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, 2017, p. 1-12. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem. Acesso em: 30 mar. 2020.

LIMA, Aldinete Silvino; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v. 4, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/2218/1790. Acesso em: 25 maio 2020.

LIMA, Gleice Aparecida de Moraes. Ser professor do campo: representações sociais em movimento em uma licenciatura em educação do campo com habilitação em matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

LOPES, Wanderson Rocha. Tensões na implementação dos complexos de estudo em escolas do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUZ, Luciane Bichet. Saberes matemáticos presentes nas escolas normais rurais do Rio Grande Do Sul (1940-1971). In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

MARTINS, Rafael Bida Guabiraba. Etnomodelagem: modelagem da matemática no interior de uma comunidade rural sustentável. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.

MELO, Juliana. Um estudo sobre a Escola Rural Água do Mandi por meio da história oral. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

MENEZES, Danusa Nunes. A identidade campesina em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011. Disponível em: https://seminarionacionallecampo2015.files.wordpress.com/2015/09/avanc3a7os-e-desafios-na-construc3a7c3a3o-da-educac3a7c3a3o-do-campo.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.

MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Isabel. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, jul./dez. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/5252/3689. Acesso em: 12 abr. 2020.

MOLINA. Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. Políticas de educação superior no campo. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2010. (Série NEAD Debate, 20)

MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Educação matemática na educação do campo: reflexões a partir de pesquisas recentes. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2018, Belém, PA. Anais [...]. Disponível em: http://sipemat2018.sbempara.com.br/index.html. Acesso em: 27 maio 2020.

MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos. Resolução de problemas, uma matemática para ensinar? In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.) Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editorial, 2017.

MOURA, Suliany Victória Ferreira. Modos de ver e significar as matemáticas/ciências em práticas de cultivo de alface de um agricultor rural à luz da Terapia Desconstrucionista. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

OLIVEIRA, Anderson Martins. O lugar da educação matemática em uma proposta curricular diferenciada para as escolas das comunidades ilhéus do litoral do Paraná. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20., 2016, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016, p. 1-12. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/xxebrapem/anais. Acesso em: 30 mar. 2020.

OLIVEIRA, Renata Aleixo. Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais: uma proposta de ensino indisciplinar através da agroecologia em contexto da educação do/no campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.

OSTI, Mariele de Freitas. Diálogos possíveis entre a modelagem matemática e a educação do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

PAIVA, Hedy de Paula. Modelagem matemática a educação do campo sob a perspectiva da educação matemática crítica. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

PALADINO, Mariana; ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Contracapa; LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012. 152 p.

RIBEIRO, E. A. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá/MG, n. 04, p.129-148, maio de 2008.

SANTOS, Aline Teles; MIRANDA, Elinaldo Ferreira. Educação do rural versus educação do campo: paradigmas e controvérsias. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista, Bahia, v. 6, n. 6, p. 134-146, 2017. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/noticias/publicados-anais-do-seminario-gepraxis-edicao-de-2017.Acesso em: 30 mar. 2020

SANTOS, Batista Moraes dos. Ações de ensino contextualizado nos anos iniciais: perspectivas para uma prática docente situada e dialógica de professores polivalentes que ensinam matemática em escolas ribeirinhas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, 2017, p. 1-12. Disponível em: Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem. Acesso em: 30 mar. 2020.

SILVA, Adriana Chaves. A sala multisseriada na educação do campo: uma possibilidade de promover uma educação para além da reprodução. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.

SILVA, Claudinéa Soto da. Sobre educação (matemática) no campo: vozes de professores que atuam(ram) na região de Borebi/SP. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20., 2016, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016, p. 1-12. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/xxebrapem/anais. Acesso em: 30 mar. 2020.

SILVA, Keila Sousa; GAIA, Carlos Alberto. Práticas com matemática no contexto da produção de cupuaçu no Assentamento Castanhal Araras - Pará. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/774. Acesso em: 26 maio 2020.
Publicado
2020-06-28
Visualizações
  • Artigo 80
  • PDF 18
Como Citar
LIMA, R.; PAULA, M.; FORMIGOSA, M. Ensino de matemática na educação do campo revelado em edições do EBRAPEM (2016-2019). ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 1, p. 201-220, 28 jun. 2020.