Ensino de matemática na educação do campo revelado em edições do EBRAPEM (2016-2019)
Palavras-chave:
EBRAPEM, Educação do campo, Ensino de matemáticaResumo
Este artigo tem o objetivo de investigar as características dos trabalhos relacionados à temática Ensino de Matemática, e para isso apresenta o resultado de um mapeamento, no qual foram identificados 22 artigos resultantes de apresentações no XX, XXI, XXII e XXIII EBRAPEM que enfatizaram o Ensino de Matemática na Educação do Campo. Metodologicamente, foi conduzida a obtenção de categorias por meio de Análise de Conteúdo. A busca foi realizada e, dessa forma, foram delimitadas quatro questões a serem respondidas: Quais referenciais teóricos estão subsidiando a pesquisa? Quais foram os pressupostos metodológicos e procedimentos mais utilizados nas pesquisas? Em quais instituições e regiões brasileiras foram desenvolvidas as pesquisas analisadas? Com esse mapeamento foi possível identificar que a educação do campo tem sido melhor compreendida pelo ensino de matemática, ao possibilitar uma adequação de atividades de ensino aliada aos contextos desses alunos.
Downloads
Referências
ALVES, Whendelly Lorena Leite. A atividade de construção do inventário da realidade na educação do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.
ANDREATTA, Cidimar. Resolução de problemas: cenários de pesquisas científicas e aprendizagem discente em uma escola comunitária rural. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.
ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisas sobre modelagem em eventos científicos recentes de educação matemática n o Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, Taguatinga, DF. Anais [...]. Taguatinga, DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2009, p. 1-15. Disponível em: http://www.sbem.com.br/sipem/files/resumos.pdf.Acesso em: 30 mar. 2020.
ARAÚJO, Mariane Dias. Formação de educadores indígenas: interculturalidade e educação matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, 2017, p. 1-12. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem. Acesso em: 30 mar. 2020.
BARBOSA, Línlya Natássia Sachs Carmelengo; CARVALHO, Diego Fogosa; ELIAS, Henrique Rizek. As relações estabelecidas entre o cotidiano camponês e a sala de aula: análise da produção científica em 10 edições do Encontro Nacional de Educação Matemática. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, n. 5, v. 1, p. 1-21, 2014.
BARBOSA, Línlya Natássia Sachs Camerlengo. Entendimentos a respeito da matemática na educação do campo: questões sobre currículo. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós Graduação em Educação Matemática, IGCE, UNESP, Rio Claro, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARREIRA, Jonas Souza. Pesquisa da própria prática ao ensinar matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas de alunos do 5º ano de uma escola do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23, 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BORBA, Marcelo de Carvalho; CHIARI, Aparecida Santana de Souza. Tecnologias digitais e educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Edição 2018. Resultados. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://uab.capes.gov.br/36-noticias/10125-inep-registra-aumento-de-mestres-e-doutores-no-ensino-superior. Acesso em: 30 mar. 2020.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file. Acesso em: 12 abr. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 11 abr. 2020.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64, mar./jun.2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n1/03.pdf. Acesso em: 11 abr. 2020.
CALDART, Roseli Salete. Sobre educação do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação do campo. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
CASTRO, Elizael Serrão; FORMIGOSA, Marcos Marque. O processo de contagem dos oleiros na Amazônia paraense. Educação Matemática em Revista, v. 23, n. 60, 2018. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1344/pdf. Acesso em: 27 maio 2020.
COSTA, Bárbara Fernandes. Ensino de matemática em salas multisseriadas no Rio Grande do Norte: perspectivas em construção. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática)
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JESUS, Ravelle Souza; SANTOS, Ivanil Miranda; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Potencialidades da modelagem matemática para o ensino de matemática na educação do campo. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 21, p. 173-189, jan./abr. 2019.
LIBÓRIO, Andréia Regina Silva Cabral. Reflexões sobre o currículo sob a perspectiva da etnomatemática: possibilidades em uma escola quilombola. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, 2017, p. 1-12. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem. Acesso em: 30 mar. 2020.
LIMA, Aldinete Silvino; LIMA, Iranete Maria da Silva. Educação matemática e educação do campo: desafios e possibilidades de uma articulação. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v. 4, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/download/2218/1790. Acesso em: 25 maio 2020.
LIMA, Gleice Aparecida de Moraes. Ser professor do campo: representações sociais em movimento em uma licenciatura em educação do campo com habilitação em matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
LOPES, Wanderson Rocha. Tensões na implementação dos complexos de estudo em escolas do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
LUZ, Luciane Bichet. Saberes matemáticos presentes nas escolas normais rurais do Rio Grande Do Sul (1940-1971). In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
MARTINS, Rafael Bida Guabiraba. Etnomodelagem: modelagem da matemática no interior de uma comunidade rural sustentável. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.
MELO, Juliana. Um estudo sobre a Escola Rural Água do Mandi por meio da história oral. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
MENEZES, Danusa Nunes. A identidade campesina em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011. Disponível em: https://seminarionacionallecampo2015.files.wordpress.com/2015/09/avanc3a7os-e-desafios-na-construc3a7c3a3o-da-educac3a7c3a3o-do-campo.pdf. Acesso em: 30 mar. 2020.
MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Isabel. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, jul./dez. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/5252/3689. Acesso em: 12 abr. 2020.
MOLINA. Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. Políticas de educação superior no campo. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do campo e pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2010. (Série NEAD Debate, 20)
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Educação matemática na educação do campo: reflexões a partir de pesquisas recentes. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2018, Belém, PA. Anais [...]. Disponível em: http://sipemat2018.sbempara.com.br/index.html. Acesso em: 27 maio 2020.
MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos. Resolução de problemas, uma matemática para ensinar? In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.) Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editorial, 2017.
MOURA, Suliany Victória Ferreira. Modos de ver e significar as matemáticas/ciências em práticas de cultivo de alface de um agricultor rural à luz da Terapia Desconstrucionista. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
OLIVEIRA, Anderson Martins. O lugar da educação matemática em uma proposta curricular diferenciada para as escolas das comunidades ilhéus do litoral do Paraná. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20., 2016, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016, p. 1-12. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/xxebrapem/anais. Acesso em: 30 mar. 2020.
OLIVEIRA, Renata Aleixo. Desenvolvendo o pensamento geométrico nos anos iniciais: uma proposta de ensino indisciplinar através da agroecologia em contexto da educação do/no campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 22., 2018, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018, p. 1-12. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/index/pages/view/anais2018. Acesso em: 30 mar. 2020.
OSTI, Mariele de Freitas. Diálogos possíveis entre a modelagem matemática e a educação do campo. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
PAIVA, Hedy de Paula. Modelagem matemática a educação do campo sob a perspectiva da educação matemática crítica. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
PALADINO, Mariana; ALMEIDA, Nina Paiva. Entre a diversidade e a desigualdade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Contracapa; LACED/Museu Nacional/UFRJ, 2012. 152 p.
RIBEIRO, E. A. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, Araxá/MG, n. 04, p.129-148, maio de 2008.
SANTOS, Aline Teles; MIRANDA, Elinaldo Ferreira. Educação do rural versus educação do campo: paradigmas e controvérsias. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista, Bahia, v. 6, n. 6, p. 134-146, 2017. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/noticias/publicados-anais-do-seminario-gepraxis-edicao-de-2017.Acesso em: 30 mar. 2020
SANTOS, Batista Moraes dos. Ações de ensino contextualizado nos anos iniciais: perspectivas para uma prática docente situada e dialógica de professores polivalentes que ensinam matemática em escolas ribeirinhas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21., 2017, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, 2017, p. 1-12. Disponível em: Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/anais-xxi-ebrapem. Acesso em: 30 mar. 2020.
SILVA, Adriana Chaves. A sala multisseriada na educação do campo: uma possibilidade de promover uma educação para além da reprodução. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 23., 2019, São Paulo, SP. Anais [...]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2019. Disponível em: http://eventos.sbem.com.br/index.php/EBRAPEM/EBRAPEM2019/schedConf/presentations. Acesso em: 30 mar. 2020.
SILVA, Claudinéa Soto da. Sobre educação (matemática) no campo: vozes de professores que atuam(ram) na região de Borebi/SP. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 20., 2016, Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016, p. 1-12. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/xxebrapem/anais. Acesso em: 30 mar. 2020.
SILVA, Keila Sousa; GAIA, Carlos Alberto. Práticas com matemática no contexto da produção de cupuaçu no Assentamento Castanhal Araras - Pará. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/774. Acesso em: 26 maio 2020.