Educação do campo: caminhos possíveis para construção de práticas educativas significativas
Palavras-chave:
Educação do Campo, Contexto, Modelagem Matemática, SignificadoResumo
O presente relato apresenta aspectos de um projeto escolar, de caráter interdisciplinar, denominado “Meu chão como caminho possível para construção e significação dos conhecimentos curriculares”, que vem sendo desenvolvido em um espaço campesino no município de Ibiassucê - BA, desde o ano de 2018, em uma turma multisseriada composta por alunos do 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. O texto aborda discussões e caminhos que possibilitam construir uma educação reflexiva e democrática nesse espaço, baseando-se nas concepções teóricas de autores como Arroyo, Caldart e Molina (2011), Caldart (2011; 2015), Frigotto (2010), Roseira (2010), Saviani (2013), Souza, Moreira e Preira (2017) e outros. O texto tem como objetivo descrever práticas que visam (re)significar o ensino, discutir e refletir sobre questões relevantes à Educação do Campo. As atividades desenvolvidas tiveram como princípios metodológicos a consideração da importância do contexto social, espaço de vivência e realidade em que os alunos estão inseridos, utilizando abordagens como a Modelagem Matemática e a educação contextualizada como pressupostos para o desenvolvimento de atividades. Assim, os resultados obtidos foram expressos pelos sujeitos envolvidos. O projeto contribuiu para desconstrução de estereótipos relacionados ao campo, desenvolvendo atividades que consideraram a riqueza cultural, assim como a valorização dos recursos disponíveis nesse chão. Ademais, a primeira etapa do projeto teve relevância para o município como um todo, tendo o relato no Prêmio Professores do Brasil nomeado como o melhor projeto do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) do estado da Bahia e em seguida da Região Nordeste, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.
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Referências
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