Pedagogias da resistência e afirmação quilombola: interfaces entre licenciaturas em Educação do Campo e educação escolar quilombola

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar quilombola, Formação de educadores do campo, Colonialidade do saber e do poder

Resumo

Este texto tem como objetivo identificar e analisar as interfaces entre a formação de educadoras/es do campo em nível superior autoidentificadas/os como quilombolas e a implementação da educação escolar quilombola. Para tal, tomamos a experiência das lutas em curso nas comunidades quilombolas de Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri, Minas Gerais. A partir de uma pesquisa finalizada e outra em andamento, tem sido possível observar uma série de conquistas, mas também de desafios colocados na efetivação do direito a processos de escolarização que dialoguem com a realidade do povo quilombola e contribuam com a mudança positiva de sua realidade. Ainda que os povos quilombolas venham sendo acolhidos pelas Licenciaturas em Educação do Campo, a ausência de cursos específicos de formação para esses sujeitos é um desafio a ser considerado e superado, algo bastante difícil dentro do atual cenário político. Figuram como referencial teórico o pensamento decolonial e a educação popular, sendo conceitos importantes a colonialidade do poder e do saber e a educação bancária. A construção dos dados aqui apresentados foi feita a partir dos dados coletados em pesquisas realizadas sobre a educação escolar em Ouro Verde de Minas e nos relatos da experiência de formação de educadores quilombolas do campo em nível de graduação.

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Biografia do Autor

Alessandra Bernardes Faria Campos, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGE/UFOP).

Emanoel Ferreira de Silva Neto, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Educação do Campo – Habilitação em Ciências da Natureza pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (Licena/DPE/UFV).

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

CAMPOS, . B. F.; SILVA NETO, . F. de. Pedagogias da resistência e afirmação quilombola: interfaces entre licenciaturas em Educação do Campo e educação escolar quilombola. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 62–76, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1273. Acesso em: 22 dez. 2024.