O Pronera como política pública educacional na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Autores

Palavras-chave:

Pronera, Movimentos Sociais, Política Pública Educacional, UESB

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) como política pública educacional implementada na Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), demonstrando as implicações e consequências empreendidas pelo modelo do Estado para os sujeitos que são beneficiados por esta vertente educacional.  O artigo é resultado de um recorte de pesquisa de Mestrado realizada entre os anos de 2017/2018 na UESB no qual buscou-se entender aspectos relacionados à política pública de Educação do Campo. A metodologia de pesquisa utilizada foi a quanti/qualitativa, sendo que os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas, apresentando como resultado o fato de que a criação e implementação dessa política pública propiciou que a educação alcançasse os sujeitos excluídos e marginalizados do campo. O referencial teórico abordado teve como base os aspectos efetivos que regulamentam o aparelho estatal, apresentando o Pronera como contraponto afirmativo para a implementação de políticas públicas com diretos e garantias sociais direcionadas para os sujeitos do campo por intermédio dos movimentos sociais populares. Desse modo, a análise do modelo de gestão do Pronera/UESB é um tema atual, merecedor de contínua inclusão na agenda de pesquisas acadêmicas, sendo que as bandeiras defendidas pelos sujeitos que residem no campo requerem uma nova administração pública, democrática e participativa.

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Biografia do Autor

Mauro dos Santos Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação na Linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Qualidade Total na Agricultura Empresarial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional em Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: mauro@uesb.edu.br.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em Educação e Movimentos Sociais do Campo pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando na graduação e pós-graduação. É membro da equipe de professores do Programa de Pós-graduação em Educação Básica da UESC e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB) Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional em Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC) E-mail: arlerp@hotmail.com.

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

CARVALHO, . dos S.; SANTOS, . R. dos. O Pronera como política pública educacional na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 33–45, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1275. Acesso em: 23 nov. 2024.