Diálogo interdisciplinar entre os múltiplos campos do saber: o eixo de Linguagem como foco da formação em Acará-PA
Palavras-chave:
Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense, Formação de Professores, Interdisciplinaridade, LinguagemResumo
Neste artigo serão socializadas reflexões acerca das experiências vivenciadas por profissionais da educação, em específico àqueles atuantes no campo, no município do Acará/PA, no eixo de linguagem, por intermédio do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense. A referida experiência foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa, por meio da observação participante. Baseou-se na concepção freireana de educação, cuja reflexão utilizou-se da abordagem interdisciplinar, contextual e relacional, entre os diversos campos do saber. Portanto, a partir de uma proposta interdisciplinar de ensino, os professores/cursistas comprovaram que é possível relacionar as disciplinas de ciências, matemática, geografia e história, ao mesmo tempo em que o foco estava na área de conhecimento da linguagem. Nessa perspectiva, dialogar com os discursos correlacionados ao contexto escolar do/no campo e multisséries é imprescindível para que o ensino de línguas seja difundido de forma contextualizada e dinâmica, afinal a interrelação entre os sujeitos e as suas múltiplas possibilidades comunicativas dialogam com a realidade circundante.
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