A organização do ensino de Matemática na Educação Infantil em um contexto formativo

  • Lussuede Luciana de Sousa Ferro Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) https://orcid.org/0000-0002-4807-3642
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) https://orcid.org/0000-0003-0937-5581
Palavras-chave: Educação Infantil, Organização do ensino, Linguagem matemática, Formação de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é articular a necessidade da organização do ensino de matemática com os princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino de modo a estruturar ações didáticas que contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico das crianças da educação infantil. Os estudos ocorreram em um trabalho de formação docente realizado com um grupo de professoras de educação básica, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, participantes da Oficina Pedagógica de Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Nesse processo de estudos, realizamos as seguintes ações: estudo sobre o desenvolvimento histórico e social dos homens; os aspectos lógico-históricos das grandezas e da AOE; pesquisas nas redes sociais de trabalhos propondo estratégias didáticas de como explorar esse conteúdo em sala de aula; elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem (SDA) e sistematização da SDA. Os resultados revelam possibilidades de um ensino de matemática que possa contribuir com a formação e desenvolvimento das funções psíquicas das crianças, quando professores e crianças estão em atividade no movimento de controle das diferentes grandezas.

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Biografia do Autor

Lussuede Luciana de Sousa Ferro, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001), Especialização em Teoria Histórico-Cultural (2009), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010), Mestrado em Educação e doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalhou como professora e supervisora pedagógica de Educação Infantil (1995-2016) no Colégio Regina Mundi em Maringá. Tem experiência em docência na área da Educação, com ênfase na organização do ensino, formação de professores e orientação do trabalho escolar, em especial na educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM). Atualmente trabalha como docente em tempo parcial na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Paranavaí/Pr) e Universidade Estadual de Maringá (UEM-Maringá/Pr)

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

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Publicado
2020-12-26
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Como Citar
FERRO, L. L.; LACANALLO ARRAIS, L.; MORAES, S. A organização do ensino de Matemática na Educação Infantil em um contexto formativo. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 2, p. 83-98, 26 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos