A organização do ensino de Matemática na Educação Infantil em um contexto formativo
Palavras-chave:
Educação Infantil, Organização do ensino, Linguagem matemática, Formação de professoresResumo
O objetivo deste artigo é articular a necessidade da organização do ensino de matemática com os princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino de modo a estruturar ações didáticas que contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico das crianças da educação infantil. Os estudos ocorreram em um trabalho de formação docente realizado com um grupo de professoras de educação básica, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, participantes da Oficina Pedagógica de Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Nesse processo de estudos, realizamos as seguintes ações: estudo sobre o desenvolvimento histórico e social dos homens; os aspectos lógico-históricos das grandezas e da AOE; pesquisas nas redes sociais de trabalhos propondo estratégias didáticas de como explorar esse conteúdo em sala de aula; elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem (SDA) e sistematização da SDA. Os resultados revelam possibilidades de um ensino de matemática que possa contribuir com a formação e desenvolvimento das funções psíquicas das crianças, quando professores e crianças estão em atividade no movimento de controle das diferentes grandezas.
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