A organização do ensino de Matemática na Educação Infantil em um contexto formativo

Autores

  • Lussuede Luciana de Sousa Ferro Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) https://orcid.org/0000-0002-4807-3642
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) https://orcid.org/0000-0003-0937-5581

Palavras-chave:

Educação Infantil, Organização do ensino, Linguagem matemática, Formação de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é articular a necessidade da organização do ensino de matemática com os princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino de modo a estruturar ações didáticas que contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento psíquico das crianças da educação infantil. Os estudos ocorreram em um trabalho de formação docente realizado com um grupo de professoras de educação básica, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, participantes da Oficina Pedagógica de Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Nesse processo de estudos, realizamos as seguintes ações: estudo sobre o desenvolvimento histórico e social dos homens; os aspectos lógico-históricos das grandezas e da AOE; pesquisas nas redes sociais de trabalhos propondo estratégias didáticas de como explorar esse conteúdo em sala de aula; elaboração da situação desencadeadora de aprendizagem (SDA) e sistematização da SDA. Os resultados revelam possibilidades de um ensino de matemática que possa contribuir com a formação e desenvolvimento das funções psíquicas das crianças, quando professores e crianças estão em atividade no movimento de controle das diferentes grandezas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lussuede Luciana de Sousa Ferro, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001), Especialização em Teoria Histórico-Cultural (2009), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010), Mestrado em Educação e doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalhou como professora e supervisora pedagógica de Educação Infantil (1995-2016) no Colégio Regina Mundi em Maringá. Tem experiência em docência na área da Educação, com ênfase na organização do ensino, formação de professores e orientação do trabalho escolar, em especial na educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM). Atualmente trabalha como docente em tempo parcial na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Paranavaí/Pr) e Universidade Estadual de Maringá (UEM-Maringá/Pr)

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

Referências

ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; LAZARETTI, Lucineia Maria; MOYA, Paula Tamyris; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. Ensinando Matemática aos Bebês: encantos, descobertas e exploração das relações entre grandezas. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. Especial, set./dez. 2017. p. 89-105. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8071/5172. Acesso em 20 dez 2019.

DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Trad. de José Carlos Libâneo. Educação Soviética, N° 8, agosto, 1988.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Desarrollo psíquico del niño desde el nacimiento hasta el ingreso en la escuela. In: SMIRNOV, A. Anatoli; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich; RUBINSHTEIN, Sergei L.; TIEPLOV, B. M. In: Psicologia. México: Editorial Grijalbo, 1969. p. 504-522.

ELKONIN, Daniil Borisovich. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVÍDOV, Vasily Vasilyevich; SHUARE, Marta (Org.). La psicologia evolutiva y pedagogia en la URSS: (antologia). Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 104-124.

FERRO, Lussuede Luciana de Sousa. A criança da educação infantil e a linguagem matemática: relações interdependentes no processo de ensino e aprendizagem. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

LAZARETTI, Lucineia Maria. Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papeis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, Ligia Marcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 129-147.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Desarrollo de la psiquis. La conciencia humana. In: SMIRNOV, A. Anatoli; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich; RUBINSHTEIN, Sergei L.; TIEPLOV, B. M. Psicologia. México: Editorial Grijalbo, 1969. p. 74-94.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, 1972.

MARTINS, Ligia Marcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, Campinas: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras fundamentales: 1ª Reimpresión. México: Fondo de Cultura Económica, 1987.

MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo; LAZARETTI, Lucineia Maria; MOYA Paula Tamyris. O ensino de matemática na educação infantil: uma proposta de trabalho com jogos. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.19, n.1, 353-377, 2017.

MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de; et al. Pressupostos teórico-metodológicos para a formação docente na perspectiva histórico-cultural. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos: UFSC, v. 6, n.2, p. 138-155, nov. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/352/194. Acesso em: 5 de janeiro de 2020.

MOURA, Manoel Oriosvaldo. Matemática na infância. Matemática na Infância. In: MIGUEIS, Marlene da Rocha; AZEVEDO, Maria da Graça (Org.). Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2007. p. 40-63.

MOURA, Manoel Oriosvaldo; et al. A atividade Orientadora de Ensino como unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Líber, 2010. p. 93-125.

PASQUALINI, Juliana Campregher. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p. 71-97.

ROSA, Josélia Euzébio da. Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. 244 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

ROSA, Josélia Euzébio da; DAMAZIO, Ademir. Os conceitos matemáticos no desenvolvimento histórico do currículo catarinense. Educação Matemática em Revista – RS, v. 1. p. 25-36, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

FERRO, . L. de S.; LACANALLO ARRAIS, . F.; MORAES, . P. G. de. A organização do ensino de Matemática na Educação Infantil em um contexto formativo. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 83–98, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1293. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos