Será que a escola está contribuindo para a diminuição da violência na sociedade?

Autores

  • Silvia de Freitas Adrião Colégio AB Sabin

Palavras-chave:

Mercado educacional, Escola, Ensino Médio, Bullying, Competição

Resumo

Este texto resulta de pesquisa realizada com alunos egressos ou em fase de conclusão do ensino médio (2018) que visou identificar as consequências do modelo de ensino baseado no incentivo à competição e alcance de resultados, observado no atual contexto de ensino no país, especialmente na rede de ensino da Grande São Paulo. A hipótese era que o referido modelo não contribui para a formação de alunos mais solidários, tolerantes e atuantes dentro de uma perspectiva democrática, implicando dessa maneira, para a perpetuação do mal-estar da sociedade. Os principais resultados obtidos pela pesquisa apontam para uma escola que não estimula a boa convivência, não prioriza processos de inclusão e desenvolve nos alunos um senso negativo de competição e desvantagem quando não alcançam os melhores resultados em exames.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. Brasília-DF: UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000125791. Acesso em: 10 nov. 2020.

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução por Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 119-138.

ALMEIDA, Ana Maria F. A escola dos dirigentes paulistas – Ensino Médio, Vestibular e desigualdade social. Belo Horizonte-MG: Argvmentvm, 2009

ARAÚJO, Ulisses F. A resolução de conflitos e assembleias escolares. Caderno de Educação, Pelotas - RS, v.31, p. 115 - 131, 2008. Disponível em:
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1743/1623. Acesso em: 09 nov. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional [LDB]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 16 abr. 2018.

BRASIL. Plano nacional de Educação [PNE]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 22 maio 2018.

BRASIL. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 3 nov. 2020.

CROCHIK, José L. Preconceito e Inclusão. WebMosaica: Revista do Instituto cultural judaico Marc Chagall, Porto Alegre-RS, v.3, n.1, jan-jun 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/webmosaica/article/view/22359/13016. Acesso em: 09 nov. 2020.

CROCHIK, José L. Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movimento - Revista de Educação, Rio de Janeiro-RJ, v. 3, 2015, p. 29-56.

CROCHIK, José L.; KOHASTU, L. N.; DIAS, M.A.; FRELLER, C. C.; CASCO, R. Inclusão e Discriminação na Educação Escolar. 1. ed. Campinas-SP: Alínea Editora, 2013.

CAMPOS, Herculano Ricardo; JORGE, Samia Dayana Cardoso. Violência na escola: uma reflexão sobre o bullying e a prática educativa. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 107-128, mar. 2010. Disponível em:
http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2254/2221. Acesso em: 09 nov. 2020.

UNESCO. Declaração dos Direitos da Criança. 1959. Disponível em:
http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html. Acesso em: 2 jun. 2018.

UNESCO. Educação um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília-DF: Edições Asa/ São Paulo: Cortez Editora, 1998. Disponível em:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000009.pdf. Acesso em: 09 nov. 2020

UNESCO. Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial. Brasília-DF, 2019. Disponível em: https://sites.usp.br/sp-proso/wp-content/uploads/sites/526/2019/07/violencia_escolar_bullying_unesco.pdf. Acesso em: 09 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

ADRIÃO, . de F. Será que a escola está contribuindo para a diminuição da violência na sociedade?. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 99–111, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1294. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos