Os sentidos de ser professor(a) da “roça”: narrativas de professores de escolas rurais no município de Coaraci – Bahia
Resumo
Neste trabalho, buscamos analisar os sentidos atribuídos pelos professores às suas experiências formativas, enquanto docentes de turmas multisseriadas de escolas rurais, considerando as seguintes questões: como me tornei professor de escola da roça? Quais os sentidos de ser professor de escola multisseriada na zona rural de Coaraci? Tratou-se de um estudo qualitativo, no qual buscou-se seguir os princípios das narrativas (auto)biográficas. Utilizamos as entrevistas narrativas como dispositivo e construção do corpus da pesquisa. Na análise das narrativas (auto)biográficas produzidas pelos professores colaboradores, tomamos como referência as etapas da análise compreensiva-interpretativa proposta por Souza (2014). As narrativas analisadas sugerem o desenvolvimento de saberes e práticas pedagógicas que foram adquiridas com o tempo de trabalho nas classes multisseriadas, nas quais, alia-se os recursos disponibilizados pelo ambiente natural para a compreensão e desenvolvimento conceitual dos alunos. Além da necessária valorização dos saberes pedagógicos desenvolvidos pelos docentes na multissérie das escolas rurais brasileiras.
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PROFESSORA – 1. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSORA – 2. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSORA – 3. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSORA – 4. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSOR – 5. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
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- Artigo 574
- PDF 389
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