Os sentidos de ser professor(a) da “roça”: narrativas de professores de escolas rurais no município de Coaraci – Bahia
Palavras-chave:
Narrativas (auto)biográficas, Saberes pedagógicos, Turmas multisseriadasResumo
Neste trabalho, buscamos analisar os sentidos atribuídos pelos professores às suas experiências formativas, enquanto docentes de turmas multisseriadas de escolas rurais, considerando as seguintes questões: como me tornei professor de escola da roça? Quais os sentidos de ser professor de escola multisseriada na zona rural de Coaraci? Tratou-se de um estudo qualitativo, no qual buscou-se seguir os princípios das narrativas (auto)biográficas. Utilizamos as entrevistas narrativas como dispositivo e construção do corpus da pesquisa. Na análise das narrativas (auto)biográficas produzidas pelos professores colaboradores, tomamos como referência as etapas da análise compreensiva-interpretativa proposta por Souza (2014). As narrativas analisadas sugerem o desenvolvimento de saberes e práticas pedagógicas que foram adquiridas com o tempo de trabalho nas classes multisseriadas, nas quais, alia-se os recursos disponibilizados pelo ambiente natural para a compreensão e desenvolvimento conceitual dos alunos. Além da necessária valorização dos saberes pedagógicos desenvolvidos pelos docentes na multissérie das escolas rurais brasileiras.
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PROFESSORA – 1. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSORA – 2. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSORA – 3. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSORA – 4. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
PROFESSOR – 5. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.
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