Os sentidos de ser professor(a) da “roça”: narrativas de professores de escolas rurais no município de Coaraci – Bahia

Palavras-chave: Narrativas (auto)biográficas, Saberes pedagógicos, Turmas multisseriadas

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar os sentidos atribuídos pelos professores às suas experiências formativas, enquanto docentes de turmas multisseriadas de escolas rurais, considerando as seguintes questões: como me tornei professor de escola da roça? Quais os sentidos de ser professor de escola multisseriada na zona rural de Coaraci? Tratou-se de um estudo qualitativo, no qual buscou-se seguir os princípios das narrativas (auto)biográficas. Utilizamos as entrevistas narrativas como dispositivo e construção do corpus da pesquisa. Na análise das narrativas (auto)biográficas produzidas pelos professores colaboradores, tomamos como referência as etapas da análise compreensiva-interpretativa proposta por Souza (2014). As narrativas analisadas sugerem o desenvolvimento de saberes e práticas pedagógicas que foram adquiridas com o tempo de trabalho nas classes multisseriadas, nas quais, alia-se os recursos disponibilizados pelo ambiente natural para a compreensão e desenvolvimento conceitual dos alunos. Além da necessária valorização dos saberes pedagógicos desenvolvidos pelos docentes na multissérie das escolas rurais brasileiras.

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Biografia do Autor

Cristiano Lima dos Santos Almeida, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Doutorando em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC-UNEB). Mestre em Educação em Ciências - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Licenciado em Pedagogia (UESC). É integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC). Integra o Grupo de Pesquisa (Auto) biografia, Formação e História Oral, da Universidade do Estado da Bahia (Grafho/UNEB). Tem desenvolvido pesquisa na linha de Educação, práxis pedagógica e formação do educador com ênfase para prática docente em turmas multisseriadas. Atualmente é professor do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Francisco do Conde no Recôncavo Baiano, atuando nos anos iniciais.
Milca Maiara Mendes dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Pedagoga – Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestranda em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia
Pesquisador 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO)

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PROFESSORA – 1. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.

PROFESSORA – 2. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.

PROFESSORA – 3. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.

PROFESSORA – 4. Entrevista narrativa concedida a Cristiano Lima dos Santos Almeida. Curso de Formação com professores de escolas do Campo, Coaraci/BA, 15 fev. 2016.

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Publicado
2020-12-26
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Como Citar
ALMEIDA, C. L. DOS S.; SANTOS, M. M. M. DOS; SOUZA, E. C. DE. Os sentidos de ser professor(a) da “roça”: narrativas de professores de escolas rurais no município de Coaraci – Bahia. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 2, p. 21-35, 26 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos