Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – UFT/Arraias

Autores

  • Olegário Valadares Santos Universidade Federal do Tocantins UFT http://orcid.org/0000-0002-1599-615X
  • Wilson Rogério Santos Universidade federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Educação do Campo, Perfil de alunos, Formação de Professores

Resumo

O trabalho se propôs a realizar um levantamento sobre o perfil de uma classe de alunos ingressantes, no ano de 2019, no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins, notadamente no campus de Arraias. O objetivo foi compreender qual era o perfil do ingressante no curso, o que levava os alunos e alunas a optarem pela área, de onde vieram, quais suas vinculações com a vida campesina e quais suas perspectivas de desenvolvimento humano e social. A coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento (survey). Trata-se de pesquisa vinculada, aos planos quantitativos, especialmente quando se trata da aplicação do instrumento de coleta de dados; no entanto, a pesquisa também não deixa de ter abordagens qualitativas, especialmente, no momento da análise e interpretação dos dados obtidos. A investigação foi realizada em aproximadamente dois semestres letivos. Como resultado foi possível conhecer de uma forma mais particular o alunado e obter informações que poderão fundamentar práticas que promovam um melhor aproveitamento dos recursos e esforços investidos no desenvolvimento do curso.

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Biografia do Autor

Olegário Valadares Santos, Universidade Federal do Tocantins UFT

Graduado em Educação do Campo pela UFT. Gabinete de Investigação em Educação Musical (GIEM), grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ. olegariovaladares@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1599-615X.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

SANTOS, . V.; SANTOS, . R. Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – UFT/Arraias. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 257–272, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1369. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos