Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – UFT/Arraias

  • Olegário Valadares Santos Universidade Federal do Tocantins UFT http://orcid.org/0000-0002-1599-615X
  • Wilson Rogério Santos Universidade federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Educação do Campo, Perfil de alunos, Formação de Professores

Resumo

O trabalho se propôs a realizar um levantamento sobre o perfil de uma classe de alunos ingressantes, no ano de 2019, no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins, notadamente no campus de Arraias. O objetivo foi compreender qual era o perfil do ingressante no curso, o que levava os alunos e alunas a optarem pela área, de onde vieram, quais suas vinculações com a vida campesina e quais suas perspectivas de desenvolvimento humano e social. A coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento (survey). Trata-se de pesquisa vinculada, aos planos quantitativos, especialmente quando se trata da aplicação do instrumento de coleta de dados; no entanto, a pesquisa também não deixa de ter abordagens qualitativas, especialmente, no momento da análise e interpretação dos dados obtidos. A investigação foi realizada em aproximadamente dois semestres letivos. Como resultado foi possível conhecer de uma forma mais particular o alunado e obter informações que poderão fundamentar práticas que promovam um melhor aproveitamento dos recursos e esforços investidos no desenvolvimento do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olegário Valadares Santos, Universidade Federal do Tocantins UFT
Graduado em Educação do Campo pela UFT. Gabinete de Investigação em Educação Musical (GIEM), grupo de pesquisa vinculado ao CNPQ. olegariovaladares@uft.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1599-615X.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): manual de operações. Brasília, 2016.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. 2.a ed. Coimbra: Almedina, 2013. 421p. (1.a ed. 2011).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. 82p.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. 1a.ed. reimp. Porto Alegre: Artmed, Belo Horizonte: UFMG, 2007. 340p. Tradução de: La construction des savoirs: manuel de méthodologie en sciences (1a.ed.1997).

PÉREZ SERRANO, Gloria. Investigación cualitativa: retos e interrogantes (I – Métodos). 2.ª ed. Madrid: La Muralla, 1998. 230p. (1.ª ed. 1994).

RODRIGUES, Caroline L. Educação no meio rural: um estudo sobre salas multisseriadas, 2009, 209p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

SALES, Suze da S. Política de formação de professores: análise da institucionalização do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Arraias, 2018, 174p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e C. Humanas, UFSCar, São Carlos, 2018.

SANTOS, Olegário V. Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – Campus Arraias. 2020, 67p. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo) – Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.

SANTOS, Ramofly B. História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n.º 51, p. 210-224. Out/dez, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24758. Acesso em 06 dez. 2020.

SANTOS, Wilson R. Práticas pedagógicas de música direcionadas a escolas no e do campo. In: SANTOS, Wilson R.; STEPHANI, Adriana D.; SANTOS, Ana Roseli P. (org.). Educação, cultura e etnodesenvolvimento: saberes em diálogo. Palmas: EDUFT, 2019, p. 103-113.

TOCANTINS. Secretaria do planejamento e orçamento. Perfil socioeconômico dos municípios: Arraias. Palmas: SEPLAN, 2017.
Publicado
2020-12-26
Visualizações
  • Artigo 24
  • PDF 8
Como Citar
SANTOS, O.; SANTOS, W. Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – UFT/Arraias. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 2, p. 257-272, 26 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos