Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – UFT/Arraias
Palavras-chave:
Educação do Campo, Perfil de alunos, Formação de ProfessoresResumo
O trabalho se propôs a realizar um levantamento sobre o perfil de uma classe de alunos ingressantes, no ano de 2019, no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins, notadamente no campus de Arraias. O objetivo foi compreender qual era o perfil do ingressante no curso, o que levava os alunos e alunas a optarem pela área, de onde vieram, quais suas vinculações com a vida campesina e quais suas perspectivas de desenvolvimento humano e social. A coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento (survey). Trata-se de pesquisa vinculada, aos planos quantitativos, especialmente quando se trata da aplicação do instrumento de coleta de dados; no entanto, a pesquisa também não deixa de ter abordagens qualitativas, especialmente, no momento da análise e interpretação dos dados obtidos. A investigação foi realizada em aproximadamente dois semestres letivos. Como resultado foi possível conhecer de uma forma mais particular o alunado e obter informações que poderão fundamentar práticas que promovam um melhor aproveitamento dos recursos e esforços investidos no desenvolvimento do curso.
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