Condições do trabalho docente durante as aulas remotas: desafios educacionais pós-pandemia

Autores

  • João Eduardo Lamim Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE https://orcid.org/0000-0002-0736-585X
  • Sandro Everton Nascimento
  • Edvando Santos Cordeiro

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Trabalho docente, Isolamento social, Aulas remotas

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo compreender os impactos causados na contextualização docente através dos usos das tecnologias digitais em tempos de Covid-19. Sabe-se que o uso das plataformas digitais se transformou no principal suporte dos professores para a realização do processo ensino-aprendizagem. Assim, pretende-se compreender, de acordo com Marcelo (2009) e Souza, Tamanini e Santos (2020), como o profissional docente tem se relacionado com essas tecnologias e quais os impactos sociais e psicológicos decorrem deste processo. Assim, para esta pesquisa qualitativa com análise do conteúdo conforme Bardin (1979), foram entrevistados três professores de realidades variadas para questioná-los sobre os desafios encontrados, os recursos utilizados e suas condições emocionais durante a realização das aulas remotas. Pode-se constatar que, embora as condições de trabalho sejam limitadas e as rotinas desgastantes, há um esforço conjunto dos professores para dar continuidade ao percurso educacional dos alunos, embora as soluções não sejam definitivas nesta realidade sem precedentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1979.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Trad. Cristina Antunes, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez, 2009.

NÓVOA, António. Live-palestra concedida pelo Prof. Dr. António Nóvoa à Secretaria da Educação do estado da Bahia. Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. s.l.: Educação Bahia, 14 abr. 2020. (00m00s-35m20s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo&t=2137s. Acesso em: 20 abr. 2020.

SOUZA, Maria do Socorro; TAMANINI, Paulo Augusto; SANTOS, Jean Mac Colle Tavares. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-19, 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

LAMIM, . E.; NASCIMENTO, . E.; CORDEIRO, . S. Condições do trabalho docente durante as aulas remotas: desafios educacionais pós-pandemia. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 354–364, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1387. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência