Condições do trabalho docente durante as aulas remotas: desafios educacionais pós-pandemia
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Trabalho docente, Isolamento social, Aulas remotasResumo
O presente trabalho tem como principal objetivo compreender os impactos causados na contextualização docente através dos usos das tecnologias digitais em tempos de Covid-19. Sabe-se que o uso das plataformas digitais se transformou no principal suporte dos professores para a realização do processo ensino-aprendizagem. Assim, pretende-se compreender, de acordo com Marcelo (2009) e Souza, Tamanini e Santos (2020), como o profissional docente tem se relacionado com essas tecnologias e quais os impactos sociais e psicológicos decorrem deste processo. Assim, para esta pesquisa qualitativa com análise do conteúdo conforme Bardin (1979), foram entrevistados três professores de realidades variadas para questioná-los sobre os desafios encontrados, os recursos utilizados e suas condições emocionais durante a realização das aulas remotas. Pode-se constatar que, embora as condições de trabalho sejam limitadas e as rotinas desgastantes, há um esforço conjunto dos professores para dar continuidade ao percurso educacional dos alunos, embora as soluções não sejam definitivas nesta realidade sem precedentes.
Downloads
Referências
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Trad. Cristina Antunes, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez, 2009.
NÓVOA, António. Live-palestra concedida pelo Prof. Dr. António Nóvoa à Secretaria da Educação do estado da Bahia. Formação Continuada - Aula Magna António Nóvoa. s.l.: Educação Bahia, 14 abr. 2020. (00m00s-35m20s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7kSPWa5Nieo&t=2137s. Acesso em: 20 abr. 2020.
SOUZA, Maria do Socorro; TAMANINI, Paulo Augusto; SANTOS, Jean Mac Colle Tavares. Cultura digital: tecnologias, escola e novas práticas educativas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-19, 2020.