Dissidências e insurgências nas trajetórias escolares do público LGBT+
Palavras-chave:
Trajetórias escolares, LGBT , Ensino Básico, Ensino SuperiorResumo
O objetivo central desse estudo é analisar as trajetórias escolares de pessoas que se autodeclaram pertencentes à comunidade LGBT+, partindo de seus depoimentos que resultaram no vídeo “Trajetória de pessoas LGBTs, do ensino básico à universidade”, apresentado como resultado final da disciplina “Fundamentos da expressão e comunicação artística” no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. Participaram como interlocutores do estudo, uma mulher lésbica, um homem gay e uma mulher trans ambos discentes da Universidade do Estado do Pará, Campus XI, localizado na cidade de São Miguel do Guamá. Para embasamento teórico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em Garcia, Abramovay e Silva (2004), Louro (2007), Junqueira (2009; 2010), Miskolci (2010), Gois e Soliva (2011), Prado e Ribeiro (2015) e Couto Junior, Oswald e Pocahy (2018). Como técnica para análise dos depoimentos, utilizou-se a análise de conteúdo que obteve como resultados iniciais, reflexões sobre violências de gênero e a invisibilidade sofrida em espaços educativos compartilhados no vídeo por estes sujeitos. As primeiras conclusões apontam que apesar das experiências discriminatórias vivenciadas durante toda a Educação Básica, essas pessoas ingressaram no nível superior, onde utilizam desse espaço para reafirmar suas identidades e como forma de militância em prol do público LGBT.
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