Dissidências e insurgências nas trajetórias escolares do público LGBT+

Autores

Palavras-chave:

Trajetórias escolares, LGBT , Ensino Básico, Ensino Superior

Resumo

O objetivo central desse estudo é analisar as trajetórias escolares de pessoas que se autodeclaram pertencentes à comunidade LGBT+, partindo de seus depoimentos que resultaram no vídeo “Trajetória de pessoas LGBTs, do ensino básico à universidade”, apresentado como resultado final da disciplina “Fundamentos da expressão e comunicação artística” no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará. Participaram como interlocutores do estudo, uma mulher lésbica, um homem gay e uma mulher trans ambos discentes da Universidade do Estado do Pará, Campus XI, localizado na cidade de São Miguel do Guamá. Para embasamento teórico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em Garcia, Abramovay e Silva (2004), Louro (2007), Junqueira (2009; 2010), Miskolci (2010), Gois e Soliva (2011), Prado e Ribeiro (2015) e Couto Junior, Oswald e Pocahy (2018). Como técnica para análise dos depoimentos, utilizou-se a análise de conteúdo que obteve como resultados iniciais, reflexões sobre violências de gênero e a invisibilidade sofrida em espaços educativos compartilhados no vídeo por estes sujeitos. As primeiras conclusões apontam que apesar das experiências discriminatórias vivenciadas durante toda a Educação Básica, essas pessoas ingressaram no nível superior, onde utilizam desse espaço para reafirmar suas identidades e como forma de militância em prol do público LGBT.

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Biografia do Autor

Ramon Roberto De Jesus Barroso, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPA) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES/UEPA).

Rafael Ribeiro Cabral, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor Horista da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Grupo de Pesquisa CIRANDA (Currículo Antropológico da Dança – ICA/UFPA) e do Centro de Investigaciones y Estudios em Teoria Pos-colonial (Universidade do Rosário- Argentina.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

DE JESUS BARROSO, . R.; CABRAL, . R. Dissidências e insurgências nas trajetórias escolares do público LGBT+. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 339–353, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1390. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência