Espaço físico e ambiente: elementos estruturantes na educação das crianças pequenas

Autores

Palavras-chave:

Espaço, Ambiente, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo, de natureza bibliográfica, busca refletir sobre a organização do espaço físico na Educação Infantil considerando seu papel no processo de ensino-aprendizagem, em especial mediante as interações das crianças entre si e com os professores. Parte da compreensão que a estruturação dos espaços reflete as concepções de educação e criança e relaciona-se com a proposta pedagógica. A partir das experiências vividas como professoras de crianças pequenas e de literatura da área, constatamos que as práticas pedagógicas têm se limitado às salas fechadas, constrangendo relações e despotencializando a ação das crianças ou restringindo-a a um fazer dirigido. Considerar a organização dos espaços e as relações neles desenvolvidas, que os transformam em ambientes, é condição primordial para promover experiências enriquecedoras às crianças e colaborar para uma formação humanizadora.

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil- GEPEDIN. E-mail: aliandralira@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2945-464X

 

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

DEITOS DALL SANTO, . A.; MESOMO LIRA, . C. Espaço físico e ambiente: elementos estruturantes na educação das crianças pequenas. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 127–139, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1411. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos