O orçamento em um livro didático de educação financeira

Autores

Palavras-chave:

Orçamento, Livro Didático, Educação Financeira

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um recorte dos resultados da pesquisa “Um estudo sobre educação financeira” que tem como um dos seus objetivos traçar o panorama dos assuntos tratados sobre esta questão. Metodologicamente, consiste em um trabalho documental. Após estudar o modelo conceitual do letramento financeiro apresentado por Hung, Parker e Yoong, fizemos uma análise no livro Educação Financeira nas Escolas, Bloco 3, Ensino Médio, para entender quais são os conteúdos tratados e quais as competências propostas pelos autores. Aqui apresentamos a categoria denominada Orçamento e as sete competências recomendadas por eles. Concluímos que houve um avanço por existir um material gratuito direcionado às escolas, porém há limitação no desenvolvimento das competências em relação a literacia financeira pessoal, utilizamos o material do Jump$tart para sugestão de duas outras competências.

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Biografia do Autor

Ana Paula Teles de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (PUC-SP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Grupo de Pesquisa: Educação Financeira.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

OLIVEIRA, . P. T. de. O orçamento em um livro didático de educação financeira. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 307–321, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1415. Acesso em: 22 dez. 2024.