A escola e seus efeitos na construção de sexualidades

Autores

  • Cristiane Theiss Lopes Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Escola, Educação, Sexualidades

Resumo

A

As identidades, práticas sexuais e de gênero ganham cada vez mais visibilidade. Porém, apesar de promovidas e anunciadas, são também reguladas, negadas e condenadas. Esse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa da área das ciências humanas que através de análise bibliográfica-documental e de entrevistas com professores e alunos em sua maioria Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans - LGBT, teve como objetivo compreender os discursos sobre sexualidade que perpassam o ambiente escolar e os efeitos de subjetividade desses discursos sobre os escolares. Como conclusões dessa discussão compreende-se a escola como um espaço importante no processo de reconhecimento da diversidade e combate ao preconceito, mas há a necessidade de mais investimento em pesquisas e formações de professores, iniciais e continuadas, em parceria com as Universidades.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

LOPES, . T. A escola e seus efeitos na construção de sexualidades. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 140–153, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1419. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos