Arthur Ramos e suas contribuições para a educação brasileira do século XX

Autores

Palavras-chave:

Arthur Ramos, História da Educação, Movimento Escolanovista, Período Êugenico/Higienista

Resumo

O artigo tem como propósito apresentar um estudo analítico da trajetória intelectual de Arthur Ramos, destacando sua contribuição aos principais movimentos (Eugênico/Higienista e Escolanovista) desenvolvidos na década de 1930 no contexto educacional brasileiro com a finalidade de “preparar” a população para a modernização da sociedade brasileira. Ao focar em sua trajetória tem-se também contato com o processo de consolidação da psicanálise no Brasil e seus usos na educação. A análise da trajetória e produção de Arthur Ramos ampliam de forma significativa a compreensão sobre a história da educação brasileira a despeito de seu reconhecimento nos estudos da psicologia. Suas produções ampliam, principalmente, as compreensões a respeito do desenvolvimento de interpretações alternativas ao que se denominou como racismo biológico, que no Brasil se desenvolveu a partir da analítica de crianças identificadas como crianças problema.

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Biografia do Autor

Flávia Francchini, Universidade Federal de São Carlos

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, bolsista CAPES.

Tatiane Cosentino Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta IV do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em
Educação.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

FRANCCHINI, .; RODRIGUES, . C. Arthur Ramos e suas contribuições para a educação brasileira do século XX. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 52–63, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1456. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos