A política pública do Procampo: uma experiência de um grupo de mulheres na formação na Licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Andréia Antunes Araújo Alves UNIVALE
  • Eunice Maria Nazarethe Nonato Universidade do Vale do Rio Doce

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de Professores, Licenciatura em Educação do Campo

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão a respeito do acesso ao Ensino Superior de um grupo de mulheres camponesas, trabalhadoras do campo. As quatro licenciandas são pertencentes a um território com altos índices de vulnerabilidade social. O objetivo desse estudo foi compreender a experiência dessas camponesas no acesso ao Ensino Superior, por meio de uma Política Pública chamada Procampo, destinada à formação de professores para as escolas do campo. As quatro mulheres participantes da pesquisa possuem identidade campesina, e, portanto, essa formação veio acrescenta-lhes novas territorialidades e isto significa novas experiências. A metodologia utilizada é qualitativa, pautada nas entrevistas-semiestruturadas realizadas com quatro mulheres, oriundas da região do Vale do Jequitinhonha. Os dados foram analisados pela técnica de Bardin. O referencial teórico utilizado foram fontes sobre a educação do campo, movimentos sociais camponeses e suas lutas em prol da qualidade da educação do campo. Como resultado deste estudo, foram identificadas mudanças significativas ocorridas nas vidas desse grupo de mulheres camponesas, que passaram a ter seu “lugar de fala”, e principalmente oportunidades de emprego formal.

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Publicado

2020-12-27

Como Citar

ARAÚJO ALVES, . A.; NAZARETHE NONATO, . M. A política pública do Procampo: uma experiência de um grupo de mulheres na formação na Licenciatura em Educação do Campo. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 324–338, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1459. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos