A contribuição da Pedagogia da Alternância para permanência do jovem rural no campo: a EFA de Correntina (BA)

Autores

  • Bianca Suzy Reis Santos Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Efapa, Correntina, Zona Rural

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as contribuições à educação básica pela pedagogia da alternância, cujo método foi aplicado em diversas escolas da zona rural no Brasil. Nosso local de estudo encontra-se no município de Correntina, localizado no Oeste Baiano, onde será analisada a Escola Família Agrícola Padre André e suas peculiaridades. O método utilizado foi o trabalho empírico no município, com realização de entrevista com uma das fundadoras da escola. Nesse processo, identificou-se que a EFA de Correntina desempenha um importante papel que contribui para permanência do jovem no campo através dos conhecimentos técnicos que lhes são ensinados, tendo como ponto de partida uma educação que articula teoria e prática e como princípio a reflexão crítica e cidadã.

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Referências

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

SANTOS, . S. R. A contribuição da Pedagogia da Alternância para permanência do jovem rural no campo: a EFA de Correntina (BA). ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 197–212, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1463. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos