Produção, leitura e significação da aprendizagem por meio de Histórias em Quadrinhos em Astronomia

  • Alef Bruno Santos UFRN
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos (HQs), Significação da aprendizagem, Ensino de Astronomia

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira passa por transformações. O ensino considerado desconexo que priorizava, exclusivamente, a transposição sem aplicação em um contexto e a memorização de fórmulas matemáticas na física devem deixar de lado e dar lugar a um ensino lúdico, objetivando a construção, aplicação e desenvolvimento das habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais que resultam em uma aprendizagem com significados. Diante dos fatos apresentados e com o intuito de quebrar as barreiras que controlam a inserção de novas estratégias pedagógicas, o presente trabalho relata a utilização das histórias em quadrinhos no ensino da astronomia com o objetivo de verificar a potencialidade dessa ferramenta na significação da aprendizagem dos alunos. Para o desenvolvimento da proposta foi considerado os aspectos metodológicos intrínsecos na DBR (Design Based Research), com dois grupos, o experimental com 66 alunos e o controle contendo 59 alunos, do 9º ano, do Ensino Fundamental ano finais. Por meio da análise, foi possível verificar a eficácia das HQs como ferramenta para avaliação da significação da aprendizagem, uma vez que os alunos participantes da proposta obtiveram índices melhores em relação ao grupo de referência na avaliação de validação do método. Com isso, é possível considerar que o uso dessa ferramenta no processo de ensino possibilitou uma dinamização procedimental, conceitual e atitudinal dos estudantes, levando-os a participar de forma ativa, facilitando, assim, o processo de significação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Brasília, DF: MEC, 2002. p. 135.

CARUSO, Francisco; SILVEIRA, Cristina. Quadrinhos para a cidadania. História, Ciência, Saúde. Manguinhos- RJ, Brasil. v. 16, n. 1, p. 217-236, 2009.

CUNHA, Maria Borin da. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio. 2012.

FELIX, Gabriel Martins; SODRÉ, Gabriella Marie Lobo Alves; SILVA, Giane dos Santos Oliveira; SOUZA, Lilian Meyre Costa de; FARIAS, Danilo Magalhães. A Produção De HQ’s para a resolução de problemas matemáticos: o relato de uma experiência na iniciação à docência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. p. 10, 2016. Disponível em: . Acesso em: 13 out 2019.

GODOY, A. S. Uma revisão histórica dos principais autores e obras que refletem esta metodologia de pesquisa em Ciências Sociais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, Mar./Abr. 1995.

KLEIN, V.; BARIN, C. S. Histórias em quadrinhos como elemento de flexibilização do ensino de química. Revista brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 54-68, jan./abr. 2019.

MOREIRA, Marco Antonio. Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educación Científica, Vol. 7, n. 2, p. 23-30, 2008. Revisado em 2012.

PINTO, C. M. S. F.; SILVA, J. P. G.; SILVA, M. F. A. A. Dificuldades no Ensino de Astronomia em Sala de Aula: um relato de caso. Revista Vivências em Ensino de Ciências. Recife- PE, Brasil. v. 2, n. 2, p. 65-75, 2018.

SANTOS, R. E.; VAGUEIRO, W. Histórias em Quadrinhos no Processo de Aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica. São Paulo- SP, Brasil. n. 27, p. 81-95, 2012.

SOUZA, P. V. T.; AMAURO, N. Q.; FERNANDES-SOBRINHO, M. Modelização Astronáuticas na Perspectiva da Educação CTS: Proposta de Atividade Integradora ao Ensino de Ciências. Química Nova Escola. São Paulo- SP, Brasil. v. 40, n. 3, p. 186-195, 2018.
Publicado
2020-12-31
Visualizações
  • Artigo 302
  • PDF 196
Como Citar
SANTOS, A. B. Produção, leitura e significação da aprendizagem por meio de Histórias em Quadrinhos em Astronomia. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 2, p. 365-377, 31 dez. 2020.
Seção
Relatos de Experiência