Arte afro-brasileira e Química: caminhos interdisciplinares para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Autores

  • Caio Ricardo Faiad PIEC-USP

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Ensino de Química, Dendê, Ayrson Heráclito, O Babado de Toinha

Resumo

A partir de Johnstone (1993) avançou-se na ideia de que o ensino de Química trabalha com a interação entre os aspectos macroscópicos, submicroscópicos e simbólicos. Didaticamente, é útil distinguir três perspectivas do conhecimento químico: o fenomenológico, o teórico e o representacional (MORTIMER; MACHADO; ROMANELLI, 2000). Com essas reflexões, foi possível obter resultados melhores no processo de ensino-aprendizagem de Química. Contudo, em face às exigências curriculares postas pela Lei 10.639/03, há uma demanda de propostas didático-pedagógicas que dialoguem os pressupostos da química com as questões étnico-raciais. Dessa forma, o presente trabalho discute a articulação da arte afro-brasileira em propostas interdisciplinares que envolva Artes e Química por meio da metodologia dos estudos comparados. Foram selecionadas a instalação Divisor 2, de Ayrson Heráclito e O Badado de Toinha, do Coletivo Catarse. A seleção dessas obras se justifica na utilização do dendê como o elemental central da narrativa artística. Uma vez que o dendê já foi descrito quimicamente por Silva et al (2017), buscou-se neste trabalho enfocar como que os aspectos fenomenológicos e macroscópicos podem ser utilizados para a leituras desses instrumentos artísticos-culturais. A presente proposição se justifica pela possibilidade de contextualizar fenômenos químicos por uma perspectiva positiva da negritude e assim contribuir com o desmantelamento do epistemicídio, a faceta intelectual do racismo.

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

FAIAD, . R. Arte afro-brasileira e Química: caminhos interdisciplinares para a Educação das Relações Étnico-Raciais. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 213–228, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1474. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos