A institucionalização da Literatura como disciplina escolar

Autores

  • Camila Gonçalves Gonçalves da Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Tânia Regina Zimmermann Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palavras-chave:

Literatura, História literária, História do ensino de Literatura, Disciplina escolar

Resumo

Ao estudar o percurso histórico do ensino da Literatura no contexto brasileiro, pode-se notar importantes mudanças ocorridas no modo de conceber e ensinar esta disciplina no âmbito educacional. Nesse sentido, este trabalho objetiva verificar como a literatura institucionalizou-se como disciplina escolar, procurando reconstruir mesmo que brevemente seu percurso histórico em meio aos acontecimentos históricos e as mudanças sociais e políticas que influenciaram seu ensino, a fim de traçar as principais características que marcaram e definiram esse sistema educacional. Os estudos apontam que foram os jesuítas norteados pelo método humanista, os responsáveis por introduzirem na educação brasileira o ensino de Literatura, a partir das disciplinas Retórica e Poética, que culminou no estudo sistemático da constituição dos estudos literários e da produção literária. A opção metodológica está alicerçada nas bases relativas à pesquisa crítica bibliográfica que advém de estudos e análises de autores, sobretudo, de Bittencourt (2003; 2009), Coutinho (1978; 2004; 2005), Neves (2013) e Razzini (2000).

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

GONÇALVES DA COSTA, . G.; ZIMMERMANN, . R. A institucionalização da Literatura como disciplina escolar. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 167–180, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1480. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos