Diálogos possíveis entre educação de surdos, interculturalidade e inclusão: em foco a formação no projeto BioLibras da Universidade Federal de Viçosa

Autores

Palavras-chave:

Formação de Surdos, Multiculturalismo, Igualdade, Diferença, Inclusão Educacional

Resumo

Os diferentes grupos que compõem a Escola e a sociedade como um todo trazem consigo marcas multiculturais importantes de serem reconhecidas, valorizadas e respeitadas, tendo como base suas especificidades e a condição humana a qual se enquadram. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva trazer referenciais no campo da Educação para dialogar com algumas das ideias debatidas por onze integrantes do Projeto de Extensão BioLibras, da Universidade Federal de Viçosa (MG), em uma das nossas reuniões formativas. Nela discutiram-se questões relacionadas ao multiculturalismo, interculturalidade e suas implicações no contexto da Educação/Inclusão dos Surdos. Para tanto, foram analisadas as transcrições da reunião remota a partir da Análise de Prosa Enredada. Discutimos as concepções sobre igualdade e diferença apresentadas e suas implicações no contexto educacional, tendo o foco no acesso da pessoa Surda às informações/conhecimento e no modo como a legislação atual tem influenciado a prática formativa. Verificamos que os termos igualdade, diferença e inclusão possibilitam interpretações diversas, sendo naturalmente polissêmicos. Isso demanda uma efetiva discussão sobre a abrangência deles no âmbito educacional, considerando que o debate relativo ao multiculturalismo ainda é bastante incipiente na formação inicial e continuada dos professores. Dessa forma, concluímos sobre a necessidade de ações formativas que favoreçam a valorização e o acolhimento da diversidade nos diferentes espaços educacionais, permitindo ao outro o direito de ter respeitada a sua condição sócio-linguística-cultural e, acima de tudo, humana.

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Biografia do Autor

Nathália Barros Ferreira, Universidade Federal de viçosa (UFV)

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Raquel Alves Bozzi, Universidade Federal de viçosa (UFV)

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Wilson Fernando Pereira da Silva, Universidade Federal de viçosa (UFV)

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Vinícius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de viçosa (UFV)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do departamento de Química, da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Thaís Almeida Cardoso Fernandez, Universidade Federal de viçosa (UFV)

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de Biologia Geral, da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Referências

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Publicado

2020-12-26

Como Citar

FERREIRA, . B.; ALVES BOZZI, .; PEREIRA DA SILVA, . F.; CATÃO DE ASSIS SOUZA, .; ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ, . Diálogos possíveis entre educação de surdos, interculturalidade e inclusão: em foco a formação no projeto BioLibras da Universidade Federal de Viçosa. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 241–256, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1484. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos