O ciclo formativo no âmbito do Programa Novo Mais Educação: a experiência na cidade de Amélia Rodrigues-BA

Autores

Palavras-chave:

Programa Novo Mais Educação, Formação, Ensino

Resumo

Este relato tem por objetivo mostrar o percurso formativo do Programa Novo Mais Educação - PNME 2017/2018 na cidade de Amélia Rodrigues, na Bahia. O PNME foi um importante fomento na inserção da Educação Integral no nosso Munícipio. Ações de cunho sócio pedagógico estimulam a formação de estudantes mais críticos e conscientes; entretanto nem sempre é possível constituir um corpo docente para o programa que atenda as reais demandas solicitadas, por vezes os profissionais não sabem planejar ou não conseguem adequar às práticas realizadas às necessidades pedagógicas estabelecidas nos projetos anuais das unidades, que são elaborados a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos das mesmas. Os Ciclos formativos do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa - PNAIC dão um importante passo para a elevação dos níveis de conhecimento dos voluntários do programa, auxiliando-nos no entrelaçar dos conhecimentos empíricos e científicos. As linhas teóricas que auxiliaram nesse estudo foram: FREIRE (1997), BRASIL (2006) e FRADE (2007). Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa e nele percebemos a importância das etapas formativas do programa na cidade de Amélia Rodrigues, na Bahia.

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Referências

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, . P.; SANTOS, . J. de S. O ciclo formativo no âmbito do Programa Novo Mais Educação: a experiência na cidade de Amélia Rodrigues-BA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 388–398, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1491. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência