Estágio em comunidades quilombolas de Bonito-BA na Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias da UFRB
Palavras-chave:
Estágio, Educação do Campo, Ciências Agrárias, Educação não escolar, Comunidades QUilombolasResumo
Sistematiza e reflete o Estágio Curricular Supervisionado II, realizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e que foi desenvolvido por quatro estudantes em espaços não escolares vinculados à duas Comunidades Remanescentes de Quilombos do município de Bonito, na Chapada Diamantina, Bahia. As atividades foram efetivadas por meio da vivência e da coparticipação que possibilitou a elaboração do diagnóstico territorial e da intervenção concretizada em duas oficinas pedagógicas. Essas ações tiveram por objetivos produzir um levantamento de dados sobre as Comunidades Remanescentes de Quilombo Varame e Gitirana e debater sobre 1) Produção Agroecológica e Produção Orgânica e 2) Alimentação Saudável e Soberania Alimentar com os sujeitos que integram as mesmas. Por meio de diálogos foram elaborados os diagnósticos territoriais das duas comunidades. Para concretização das oficinas foram consideradas as ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo e a produção de insumos naturais. A partir da experiência vivenciada reafirmou-se a importância do estágio para a formação do/a educador/a do campo além da compreensão desse momento como campo de conhecimento e de pesquisa que permite analisar e refletir sobre as relações que constituem as comunidades do campo, bem como a pertinência da Educação do Campo e das Ciências Agrárias nesse contexto.
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