A diferenciação dos territórios e a valorização cultural: abordagem ao turismo idiomático

  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Mary Bell Sánchez Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
Palavras-chave: Imagem, Marketing Territorial, Turismo idiomático, Cultura, Segmentação

Resumo

O turismo é uma atividade dinâmica e complexa do ponto de vista geográfico, sendo que cada vez mais o turismo origina novos (e diferentes) segmentos de mercado com interesses individuais distintos. Estes segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Em específico, o turismo idiomático tem-se afirmado, cada vez mais, como uma das atividades mais comuns de lazer, e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento onde os turistas têm maior desejo cultural e, por isso, tem recebido uma maior atenção por parte de líderes empresariais, formuladores de políticas e acadêmicos, em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos territórios proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento cultural de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento. Tal como as empresas, também as cidades e os países podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos cada vez mais diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa melhor compreender o papel do marketing territorial como contributo para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo conceitual a testar empiricamente em contextos de turismo idiomático. Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputs na área do marketing e do turismo. No final, serão apresentadas algumas linhas de investigação futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Bell Sánchez, Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

Professora no Ensino Superior - áreas de Espanhol em Turismo

IPCA, Portugal

Referências

ABAD, Carlos J. Pardo. El turismo idiomático en España como potenciador cultural en ciudades patrimoniales: el caso de Salamanca y Alcalá de Henares. Cuadernos de turismo, 2011, 27: 701-723.

ANDREEA, G. B., DENISA, A. I., GEORGE, G. M., CRISTINA, B. N., & VICTORIA, V. City Brand - Identity, Positioning and Image Case Study: City of Brasov. Revista de Turism, număr special. “Turismul si dezvoltarea durabilă”, 2015.

ANHOLT, Simon. Definitions of place branding–Working towards a resolution. 2010.

ANTUNES, Joana Filipa de Jesus. Territórios Criativos enquanto modelo dinamizador do destino turístico Estudo-Caso: Algarve e o Festival BPM Portugal. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Escola Superior de Turismo do Estoril, Estoril-Portugal, 2018.

AZEVEDO, António; MAGALHÃES, Duarte; PEREIRA, Joaquim. City marketing-MyPlace in XXI. Porto: Vida Economica Editorial, 2010.

GARCÍA, Evangelina Aranda; COLLADO, Arturo Molina. La enseñanza del español como recurso turístico en Castilla-La Mancha. Boletín económico de ICE, 2007, 33-40.

BARALO, Marta. El valor del idioma como recurso turístico, económico y cultural. Signos Universitarios, 2015, 35-61.

BARRIOS, Juan José. El español como recurso turístico: el turismo idiomático. In: E. Ferrer (Presidencia), II Congreso Internacional de la Lengua Española. Congreso organizado por el Instituto Cervantes y la Real Academia Española, Valladolid, 2001

BIGNE, J. Enrique; SANCHEZ, M. Isabel; SANCHEZ, Javier. Tourism image, evaluation variables and after purchase behaviour: inter-relationship. Tourism management, 2001, 22.6: 607-616.

BLAIN, Carmen; LEVY, Stuart E.; RITCHIE, JR Brent. Destination branding: Insights and practices from destination management organizations. Journal of travel research, 2005, 43.4: 328-338.

BLAIR, Thomas C. et al. Competitive Identity of a Nation. Global Studies Journal, 2015, 8.1.

CERRO, Ana María Campón; MOGOLLÓN, José Manuel Hernández. Turismo idiomático en el medio rural: una propuesta para su desarrollo y comercialización. TURyDES, 2011, 4(10), 1-19.

CHEVALIER, Michel; MAZZALOVO, Gerald. Pro logo: Brands as a factor of progress. New York: Springer, 2003.

CUADRA, Salvador; AGÜERA, F. Las nuevas tipologías de Turismo en España: el caso de Andalucía. Gran Tour: Revista de Investigaciones Turísticas, 2014, 9: 112-133.

DALGIC, Tevfik; LEEUW, Maarten. Niche marketing revisited: concept, applications and some European cases. European journal of marketing, 1994.

FERREIRA, Jéssica; SOUSA, Bruno. Experiential Marketing as Leverage for Growth of Creative Tourism: A Co-creative Process. In: ROCHA, Álvaro; ABREU, António; DE CARVALHO, João; LIBERATO, Dália; GONZÁLEZ E., LIBERATO, Pedro. (eds). Advances in Tourism, Technology and Smart Systems. Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 171. pp 567-577, Springer, Singapore Systems, Smart Innovation, Systems and Technologies 171, 2020.

FETSCHERIN, Marc. The determinants and measurement of a country brand: the country brand strength index. International Marketing Review, 27(4), 466-479, 2010.

GAIO, Sofia; GOUVEiA, Luís. O Branding Territorial: uma abordagem mercadológica à Cidade. Revista A Obra Nasce. Edições UFP. ISSN 1645-8729, pp 27-36, 2007.

GALLAGHER-BRETT, Angela. Seven hundred reasons for studying languages. University of Southampton, 2004.

GARCÍA, J. Language travel or language tourism: have educational trips changed so much?. Tourism Today, 7, 29-42, 2007

HANKINSON, Graham; COWKING, Philippa. Branding in action: cases and strategies for profitable brand management. McGraw-Hill Book Company Limited, 1993.

HANZAEE, Kambiz Heidarzadeh; SAEEDI, Hamid. A model of destination branding for Isfahan city: Integrating the concepts of the branding and destination image. Interdisciplinary Journal of Research in Business, 2011, 1.4: 12-28.

HERNÁNDEZ, Cristina Ceballos; DE LA CRUZ LUNA, Alba María; RAFAEL, Juan Bardón. Approach to idiomatic tourism as a strategic and dynamizing segment in the cities: an Seville analysis. Journal of Tourism and Heritage Research, 2020, 3.3: 292-316.

IGLESIAS, Monserrat. Turismo idiomático en España. Marco teórico. International journal of scientific management and tourism, 2018, 4.1: 29-59.

KAVARATZIS, Mihalis; ASHWORTH, Gregory. Place marketing: how did we get here and where are we going?. Journal of place management and development, 2008.

KOTLER, Philip; GERTNER, David. Country as brand, product, and beyond: A place marketing and brand management perspective. Journal of brand management, 2002, 9.4: 249-261.

LABORDA, Jesús García. Language Travel or Language Tourism: Have Educational Trips Changed So Much?. Online Submission, 2007.

MACEDO, Cátia, & SOUSA, Bruno. A acessibilidade no etourism: um estudo na ótica das pessoas portadoras de necessidades especiais. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 17(4), Julio-Septiembre, pp. 709-723, 2019.

MAGALHÃES, Daniela Tomaz; VELOSO, Cláudia Mirando; SOUSA, Bruno Barbosa. Lealdade dos hóspedes nacionais: um estudo aplicado à Hotelaria do Douro. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2020, 34: 191-207.

MOILANEN, Teemu. How to brand nations, cities and destinations. Local: Palgrave Macmillan, 2009.

NAVARO, F. P., ADRIANI, H. L., & SCHLUTER, R. G. La oferta de turismo idiomático en la Argentina. In Anais Do V Congresso Latino-Americano de Investigação Turística (pp. 1-13), 2012

OMT (2014). AM Reports, Volume eight – Global Report on Shopping Tourism, UNWTO, Madrid. Retrieved from http://cf.cdn.unwto.org/sites/all/files/pdf/am9-shopping-report_v2.pdf

ORTIZ, Inmaculada Piédrola; RUIZ, Carlos Artacho; MOLINA, Eduardo J. Villaseca. Innovative strategies and destination marketing to consolidate the trend to the highlight of idiomatic tourism in Spain. International Journal of Scientific Management and Tourism, 2017, 3.3: 441-458.

PIKE, Steven. Tourism destination branding complexity. Journal of Product & Brand Management, 2005.

POPESCU, Ruxandra Irina. National brand-a challenge for Romania. Transylvanian Review of Administrative Sciences, 2007, 3.21: 86-102.

NOVELLI, Marina (ed.). Niche tourism: Contemporary issues, trends and cases. Local: Routledge, 2005.

RODRÍGUEZ, Xosé A.; MARTÍNEZ-ROGET, Fidel; PAWLOWSKA, Ewa. Academic tourism demand in Galicia, Spain. Tourism Management, 2012, 33.6: 1583-1590.

SILVA, Mariana et al. O segmento low cost na indústria hoteleira em Coimbra: o caso dos hostels. 2014. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Universidade de Coimbra, Portugal, 2014.

SOUSA, Bruno; ALVES, Gisela. "The role of relationship marketing in behavioural intentions of medical tourism services and guest experiences". Journal of Hospitality and Tourism Insights, Vol. 2 No. 3, pp. 224-240, 2019.

SOUSA, Bruno; ROCHA, Ana Teresa. The role of attachment in public management and place marketing contexts: a case study applied to Vila de Montalegre (Portugal). International Journal of Public Sector Performance Management, Vol. 5, N. 2, pp. 189-205, 2019,

SOUSA, Bruno; MALHEIRO, Alexandra; VELOSO, Cláudia. O Marketing Territorial como Contributo para a Segmentação Turística: Modelo conceptual no turismo de shopping. International Journal of Marketing, Communication and New Media. Special Issue 5 – Tourism Marketing, 93-116, 2019.

TABOADA DE ZUÑIGA ROMERO, Pilar. Una aproximación al turismo idiomático en España. El caso particular de las ciudades históricas. Nuevas perspectivas del turismo para la próxima década: III Jornadas de investigación en turismo (2010), p 757-782, 2010.
Publicado
2020-12-26
Visualizações
  • Artigo 195
  • PDF 154
Como Citar
SOUSA, B.; SÁNCHEZ, M. A diferenciação dos territórios e a valorização cultural: abordagem ao turismo idiomático. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 2, p. 229-240, 26 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos