Cultura Paiter e Geometria na Educação Escolar Indígena

  • José Roberto Linhares de Mattos Universidade Federal Fluminense
  • Mopidaor Surui
  • Antonio Ferreira Neto
Palavras-chave: Etnomatemática, Geometria, Educação escolar indígena, Paiter

Resumo

Este trabalho trata de uma experiência docente para a valorização dos conhecimentos tradicionais dos sabedores Paiter na educação escolar indígena. O objetivo foi contribuir para atividades práticas dentro e fora de sala de aula por meio dos saberes e fazeres cotidianos desse Povo. Utilizou-se, como instrumentos metodológicos, à luz da Etnomatemática, artefatos tradicionais em forma de materiais didáticos, em uma escola indígena do povo Paiter Suruí. Para tanto, foi realizado um trabalho sobre alguns saberes etnomatemáticos Paiter relacionados a figuras geométricas. A pesquisa, com abordagem qualitativa e caráter etnográfico, foi conduzida por um professor de matemática da etnia, com a ajuda de sabedores da Aldeia Paiter Linha 09, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal – RO, Brasil. Foram trabalhados elementos geométricos tais como figuras planas, retas e relações em um círculo. Os resultados encontrados apontam para a importância da utilização, no ensino e na aprendizagem da matemática escolar, das várias figuras geométricas presentes em artefatos da cultura Paiter. Com a pesquisa, percebeu-se que as figuras geométricas que compõem a cultura Paiter, na construção da maloca, pintura corporal, arco e flecha, panela de barro, e nos traços dos artesanatos, como os cestos, são elementos importantes para a aprendizagem na educação escolar indígena Paiter Suruí.

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Referências

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Publicado
2020-12-26
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  • Artigo 488
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Como Citar
MATTOS, J. R.; SURUI, M.; FERREIRA NETO, A. Cultura Paiter e Geometria na Educação Escolar Indígena. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 2, n. 2, p. 64-82, 26 dez. 2020.
Seção
Artigos Científicos