Cultura Paiter e Geometria na Educação Escolar Indígena

Autores

  • José Roberto Linhares de Mattos Universidade Federal Fluminense
  • Mopidaor Surui
  • Antonio Ferreira Neto

Palavras-chave:

Etnomatemática, Geometria, Educação escolar indígena, Paiter

Resumo

Este trabalho trata de uma experiência docente para a valorização dos conhecimentos tradicionais dos sabedores Paiter na educação escolar indígena. O objetivo foi contribuir para atividades práticas dentro e fora de sala de aula por meio dos saberes e fazeres cotidianos desse Povo. Utilizou-se, como instrumentos metodológicos, à luz da Etnomatemática, artefatos tradicionais em forma de materiais didáticos, em uma escola indígena do povo Paiter Suruí. Para tanto, foi realizado um trabalho sobre alguns saberes etnomatemáticos Paiter relacionados a figuras geométricas. A pesquisa, com abordagem qualitativa e caráter etnográfico, foi conduzida por um professor de matemática da etnia, com a ajuda de sabedores da Aldeia Paiter Linha 09, da Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal – RO, Brasil. Foram trabalhados elementos geométricos tais como figuras planas, retas e relações em um círculo. Os resultados encontrados apontam para a importância da utilização, no ensino e na aprendizagem da matemática escolar, das várias figuras geométricas presentes em artefatos da cultura Paiter. Com a pesquisa, percebeu-se que as figuras geométricas que compõem a cultura Paiter, na construção da maloca, pintura corporal, arco e flecha, panela de barro, e nos traços dos artesanatos, como os cestos, são elementos importantes para a aprendizagem na educação escolar indígena Paiter Suruí.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em:https://legis.senado.leg.br/norma/579494/publicacao/15636884. Acesso em: 14 ago. 2020.

BRASIL. MEC. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, Cultura, Matemática e seu Ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MATTOS, José Roberto Linhares de. Matemática e cultura em ação na educação escolar indígena. In: MATTOS, José Roberto Linhares de; MATTOS, Sandra Maria Nascimento de (org.). Etnomatemática e práticas docentes indígenas. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de; SURUI, Gamalonô. Pintura corporal dos Paiter Suruí e etnomatemática: interligando saberes e fazeres tradicionais aos conteúdos escolares. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 23, n. 60, p. 139-156, out./dez. 2018.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de. Etnomatemática e prática docente indígena: a cultura como eixo integrador. Hipátia, v. 4, n. 1, p. 102-115, jun. 2019

MATTOS, José Roberto Linhares de; FERREIRA NETO, Antonio. Etnomatemática e educação escolar indígena Paiter Suruí. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O sentido da matemática e a matemática do sentido: aproximações com o programa etnomatemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

SURUÍ, Luis Weymilawa et al. Nós, Paiter Suruí, nossa terra e as mudanças do clima. Cacoal: Forest Trends, 2018.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar / Ediciones Abya-Yala, 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

MATTOS, . R. L. de; SURUI, .; FERREIRA NETO, . Cultura Paiter e Geometria na Educação Escolar Indígena. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 64–82, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1497. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos