Letras em Cena: outras perspectivas no ensino de Literatura através da Arte

Autores

  • Matheus de Jesus Fernandes Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Cultura, Letras em Cena, Literatura Infantil

Resumo

O presente artigo trata acerca da concepção, desenvolvimento e experiências da aplicação do projeto Letras em Cena de aspecto cultural. Essa iniciativa procurou incentivar de forma lúdica a prática da leitura através da literatura infantil e infanto-juvenil por meio de atividades expressivas da arte, como a música, o teatro e a pintura, desenvolvidas com crianças e adolescentes do Projeto Social Beata Madre Rosa na cidade de Bacabal – MA. A forma metodológica adotada para a realização do projeto se deu a partir de apresentações culturais embasadas sob as seguintes obras: Casa de Pensão de Aluísio Azevedo, Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato e Turma da Mônica de Maurício de Sousa; o que resultou aos alunos, reflexões sobre questões sociais da atualidade, estímulo da imaginação criativa, desenvoltura em apresentações em público e, sobretudo, no incentivo pelo mundo literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhailovich Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUENO, Luciana Estevam Barone. Linguagem das Artes Visuais. Curitiba: Ibpex, 2008.

ENGELMANN, Ademir Antonio. Filosofia da Arte. Curitiba: Ibpex, 2008.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da literatura nas séries iniciais. v. 3. Ijuí: Unijuí, 2001.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988.

LEVITIN, Daniel Joseph. A música no seu cérebro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. v. 3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

NANNI, Dionísia. Dança Educação – Princípios, Métodos e Técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

NANNI, Dionísia. Os direitos das pessoas portadoras de deficiência. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília: Corde, 1996.

PEREIRA, Sybelle Regina Carvalho. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, n. 25, jul./dez. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/10137. Acesso em: 9 abr. 2020.

STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, v. 21, n. 53, abr. 2001. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/32365. Acesso em: 12 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

FERNANDES, . de J. Letras em Cena: outras perspectivas no ensino de Literatura através da Arte. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 378–387, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1503. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência