Do Oiapoque ao Chuí: mapeamento de teses e dissertações sobre "pensamento algébrico" no ciclo da alfabetização (2009-2019)
Palavras-chave:
Pensamento algébrico, Ciclo de Alfabetização, MapeamentoResumo
Este artigo objetiva apresentar o processo de mapeamento de teses e dissertações, defendidas no período de 2009 a 2019 no Brasil, que se inscrevem no trabalho com Álgebra nos primeiros anos. Para este fim, apoia-se na pesquisa de mestrado em Educação Matemática do primeiro autor. O referencial teórico contempla a caracterização/definição de pensamento algébrico e da necessidade emergente de sua inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No que respeita à abordagem metodológica, localiza-se na perspectiva quali-quantitativa, nos moldes do tipo "Estado da Arte". Sobre os resultados, a expectativa é que os dados aqui explorados, em termos da produção do conhecimento, possam contribuir para uma melhor compreensão dos atributos e aspectos definidores de objetos de ensino do campo algébrico, bem como localizar pontos de interlocução com investigações da área.
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