A investigação-ação no Brasil: uma análise do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec)
Palavras-chave:
Formação de professores, Pesquisa-ação, Ensino de Ciências, ReflexãoResumo
Discutir a Investigação-Ação (IA) na docência se torna intrínseco aos processos de reflexão sobre a prática de professores, seja em formação inicial, seja em formação continuada. Atualmente, a IA ganhou espaço em encontros formativos de professores de Ciências, gerando ciclos de reflexão, formação e aprendizagem, trazendo oportunidades aos sujeitos que utilizam a IA. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a IA é abordada nos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) entre os anos de 1997 a 2019. A metodologia utilizada é qualitativa, especificamente de investigação documental. A partir das análises dos trabalhos, evidenciamos a importância da IA voltada às concepções de IA-crítica, IA-técnica e IA-prática, sendo cada vez mais relevante e presente na formação de professores. Os trabalhos também apresentaram temáticas referentes à formação de professores, a processos/práticas educacionais, a processos reflexivos e à pesquisa-ação como metodologia de pesquisa.
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