A investigação-ação no Brasil: uma análise do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec)

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa-ação, Ensino de Ciências, Reflexão

Resumo

Discutir a Investigação-Ação (IA) na docência se torna intrínseco aos processos de reflexão sobre a prática de professores, seja em formação inicial, seja em formação continuada. Atualmente, a IA ganhou espaço em encontros formativos de professores de Ciências, gerando ciclos de reflexão, formação e aprendizagem, trazendo oportunidades aos sujeitos que utilizam a IA. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que maneira a IA é abordada nos trabalhos publicados nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) entre os anos de 1997 a 2019. A metodologia utilizada é qualitativa, especificamente de investigação documental. A partir das análises dos trabalhos, evidenciamos a importância da IA voltada às concepções de IA-crítica, IA-técnica e IA-prática, sendo cada vez mais relevante e presente na formação de professores. Os trabalhos também apresentaram temáticas referentes à formação de professores, a processos/práticas educacionais, a processos reflexivos e à pesquisa-ação como metodologia de pesquisa. 

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

DIAS MACHADO, . C.; DA COSTA GÜLLICH, . I.; MEGGIOLARO, . P. A investigação-ação no Brasil: uma análise do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec). ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 11–24, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1556. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos