InfanSCientia: a infância, Educação Matemática e os anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave:
InfanSCientia, Grupo de pesquisa, Infância, Educação Matemática, Anos IniciasResumo
O presente artigo tem por objetivo evidenciar algumas produções e inferências do grupo de estudo e pesquisa InfanSCientia, bem como relacionar Infância e Educação Matemática para pensar os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, elaboramos dois debates teóricos: o conceito de Infância e os objetos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, apresentamos duas pesquisas que estão em desenvolvimento, em nível de mestrado, no interior do grupo InfanSCientia. Na primeira delas, discutimos o conceito de número no primeiro ano do Ensino Fundamental e as possibilidades do material concreto não estruturado como possibilidade metodológica. Já na segunda, suscitamos o pensamento fracionário num quarto ano do Ensino Fundamental, por meio da análise de erros. Perante tais ideias, concluímos que a infância torna-se elemento essencial para pensar a Educação Matemática nos anos iniciais, uma vez que promove a escuta da criança sobre sua cultura, processos de significação e materiais de brincadeiras.
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