Atividades lúdicas como proposta de intervenção escolar à violência no recreio

Autores

  • Izabel Cristina Alves da Silva Amorim Dias Pedagoga pela UVA
  • Heriberto Silva Nunes Bezerra IFRN - Natal Central
  • Joana D’arc Toscano da Silva Pereira Pedagoga pela UVA

Palavras-chave:

Jogos cooperativos, Atividades lúdicas, Ensino-aprendizagem, Violência no recreio

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização de jogos e brincadeiras como práticas educativas no ambiente escolar, em especial, no momento de recreio em escolas públicas de Ensino Fundamental I. Além disso, busca discutir a importância de se trabalharem os conteúdos atitudinais, representados pela solidariedade, respeito mútuo e cooperação, os quais tendem a coibir à violência escolar em horários de recreação. Para tal, assumimos como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizando o embasamento teórico por meio de estudos de autores que debatem as temáticas, ensino-aprendizagem, atividades lúdicas e Educação Infantil, tais como: Orlick (1989), Freire (1996; 2005), Nascimento (1998) e Pontes (2005), a análise e as interpretações teóricas realizadas foram viáveis através da metodologia da dialética. Como resultado de pesquisa, foi possível verificar que os jogos cooperativos e as atividades lúdicas apresentam possibilidades e limitações, permitindo em conjunto com outras ações, a apreensão de conhecimentos, o desenvolvimento socioeducativo, a potencialização da criatividade, da curiosidade e a socialização dos educandos.

 

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Biografia do Autor

Heriberto Silva Nunes Bezerra, IFRN - Natal Central

Professor de matemática, mestre em educação pelo PPGEP/IFRN, especialista em ensino de língua portuguesa e matemática numa perspectiva transdisciplinar.

Joana D’arc Toscano da Silva Pereira, Pedagoga pela UVA

Pedagoga pela UVA, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco, especialista em Pedagogia do Movimento na Primeira Infância

Referências

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

DIAS, . C. A. da S. A.; BEZERRA, . S. N.; PEREIRA, . D. T. da S. Atividades lúdicas como proposta de intervenção escolar à violência no recreio. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 82–91, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1560. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos