Atividades lúdicas como proposta de intervenção escolar à violência no recreio
Palavras-chave:
Jogos cooperativos, Atividades lúdicas, Ensino-aprendizagem, Violência no recreioResumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização de jogos e brincadeiras como práticas educativas no ambiente escolar, em especial, no momento de recreio em escolas públicas de Ensino Fundamental I. Além disso, busca discutir a importância de se trabalharem os conteúdos atitudinais, representados pela solidariedade, respeito mútuo e cooperação, os quais tendem a coibir à violência escolar em horários de recreação. Para tal, assumimos como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, realizando o embasamento teórico por meio de estudos de autores que debatem as temáticas, ensino-aprendizagem, atividades lúdicas e Educação Infantil, tais como: Orlick (1989), Freire (1996; 2005), Nascimento (1998) e Pontes (2005), a análise e as interpretações teóricas realizadas foram viáveis através da metodologia da dialética. Como resultado de pesquisa, foi possível verificar que os jogos cooperativos e as atividades lúdicas apresentam possibilidades e limitações, permitindo em conjunto com outras ações, a apreensão de conhecimentos, o desenvolvimento socioeducativo, a potencialização da criatividade, da curiosidade e a socialização dos educandos.
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