As consciências sociológicas de professores polivalentes na Educação Matemática

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Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Matemática, Consciência Prática, Consciência Discursiva, Anos Iniciais

Resumo

A prática pedagógica do professor polivalente caracteriza-se por uma gama de procedimentos e movimentos epistemológicos. Diante da multiplicidade de conceitos e saberes que devem ser mobilizados, o professor polivalente vê-se diante de escolhas metodológicas nem sempre muito fáceis. Em se tratando da Educação Matemática, o polivalente desenvolve seu trabalho pedagógico em situações que, muitas vezes e conforme a literatura atual, ele próprio não compreende muito bem. Neste sentido, justifica-se o estudo dos processos e escolhas metodológicas mobilizados pelo professor polivalente na Educação Matemática. Desta forma buscamos, com este artigo, apresentar um estudo sistemático acerca dos níveis de consciência sociológica que o professor polivalente mobiliza diante de suas escolhas procedimentais para o ensino. Para tal, utilizamo-nos das definições de consciência prática e discursiva propostas pela teoria estruturalista, bem como da análise discursiva, para encontrarmos, por meio das superfícies discursivas enunciadas, aspectos que orientam a identificação deste nível de consciência. Os dados apresentados foram coletados durante a realização de um curso de formação continuada, por meio de uma entrevista semiaberta com um dos professores participantes. Como resultados, pudemos identificar que as escolhas metodológicas do professor entrevistado mobilizaram, através de operadores metodológicos, as consciências prática e discursiva, cotejando com a hipótese inicial proposta.

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Biografia do Autor

Carlos Mometti, FEUSP

Doutorando em Ensino de Ciências no Programa de Pós-Graduação Interunidades da Faculdade de Educação e Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo e Concordia University, Canadá. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Membro do Núcleo de Pesquisa em Inovações Curriculares da Faculdade de Educação da USP (NUPIC) e Decolonizing Light: Tracing and countering colonialism in physics group (Concordia University).

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

MOMETTI, . As consciências sociológicas de professores polivalentes na Educação Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 148–264, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1564. Acesso em: 22 dez. 2024.