Percepção do professor sobre métodos que potencializam o ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Ensino-Aprendizagem, Métodos

Resumo

Entende-se que a matemática é de fundamental importância na vida cotidiana das pessoas e que é preciso torná-la mais atraente no espaço escolar. Assim, o presente estudo tem como objetivo problematizar o ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da percepção do professor sobre metodologias que potencializam a compreensão dos educandos acerca dos conhecimentos matemáticos. Para isso, recorreu-se à pesquisa de campo de abordagem qualitativa, realizada em duas escolas da rede municipal de ensino na cidade de Salvador, Bahia. O estudo, em linhas gerais, evidenciou que a matemática ainda é considerada, por algumas pessoas, educadores e estudantes, como o “bicho papão” da educação escolar, daí a importância de o professor desenvolver métodos que potencializem o ensino-aprendizagem dessa disciplina. Para tanto, faz-se necessário que o aluno aprenda na prática a partir das suas experiências e vivências cotidianas, isto é, de forma contextualizada com a sua realidade de vida, deixando o aprendizado bem mais significante.

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Biografia do Autor

Darlene Barreto Dória do Nascimento, Faculdade Visconde de Cairu

Graduada em Pedagogia e em Administração pela Fundação Visconde de Cairu (FVC). Auxiliar de Desenvolvimento Infantil na Rede Municipal de Salvador, Bahia.

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade, do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Professor do curso de Pedagogia da FVC.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

NASCIMENTO, . B. D. do; ARAÚJO, . de A. Percepção do professor sobre métodos que potencializam o ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 78–92, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1565. Acesso em: 22 dez. 2024.