Entre números, integração e reflexões: uma matemática possível nos anos iniciais
Palavras-chave:
Anos Iniciais, Matemática, Integração de Tecnologias, Formação Continuada, NarrativaResumo
Lançamo-nos, neste artigo, a um movimento de contar uma história que problematiza desafios e reflexões de uma professora ao pensar e por, em prática, possibilidades para ensinar Matemática a alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A narrativa que apresentamos se constituiu na relação com alguns resultados de uma pesquisa de Mestrado desenvolvida em uma escola pública de Educação Básica no Município de Campo Grande – MS, durante um período de dois anos. Dentre outras possibilidades existentes para se pensar Matemática e Anos Iniciais destacamos e problematizamos a integração de tecnologias digitais ao currículo como um caminho possível a partir de estudos de Sanchez. Explicitamos, nesse contar, dificuldades encontradas e superadas por uma professora, reflexões sobre a prática docente, caminhos diversos, de acessíveis a desafiadores, mas, todos possíveis. Os dados analisados apontam a integração de tecnologias ao currículo como uma alternativa a mais que o professor dispõe para ensinar Matemática nos anos iniciais de modo a oportunizar ganhos em processos de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
CORRÊA, Bárbara Drielle Roncoletta. Entre narrativas, gaiolas e voos: movimentos de integração de tecnologias digitais de uma professora dos anos iniciais. 2019. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2019.
FERNANDES, Filipe Santos. Biografia do Orvalho: considerações sobre narrativa, vida e pesquisa em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 896-909, 2014/ago.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
PRENSKY, Marc. Brain Gain: Technology and the Quest for Digital Wisdom. 2013. Disponível em: Brain Gain: Technology and the Quest for Digital Wisdom (storage.googleapis.com). Acesso em: 18 jun. 2021.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, 624p.
ROSA, Josefa Risomar Oliveira Santa. Formação docente frente às tecnologias digitais da informação e da comunicação: os casos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão. 2019. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2019.
SÁNCHEZ, Jaime. H. Integración Curricular de las TICs: Conceptos e Ideas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO INFORMÁTICA EDUCATIVA, 2002. Anais [...]. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1234770. Acesso em: 15 fev. 2021.
SÁNCHEZ, Jaime. H. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques Educacionales. v.5, n.1, p. 51-65, 2003.
SCHERER, Suely. Integração de Laptops Educacionais às Aulas de Matemática: Perspectivas em Uma Abordagem Construcionista. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rúbia Barcelos. (Org.). Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p. 163-186.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de, Ribeiro, Vera. Rio de Janeiro: Contraponto, Rio de Janeiro, 2012.