A visibilidade das dissertações e teses sobre ensino de Matemática para os anos iniciais na BDTD
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Anos Iniciais, Visibilidade de Pesquisas, Disseminação CientíficaResumo
Apresenta um estudo exploratório, cujo propósito foi a problematização dos indicadores de dissertações e teses sobre o ensino de Matemática para os Anos Iniciais disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), sendo ela um ambiente investigativo visitado por muitos pesquisadores durante a elaboração de Revisões Sistemáticas para o desenvolvimento de novas pesquisas na pós-graduação. A pesquisa se justifica pela necessidade refletir sobre os modos de gerenciamento dos documentos destas produções (dissertações e teses), vislumbrando a ampliação da visibilidade e recuperação das pesquisas produzidas no âmbito dos cursos de pós-graduação sobre ensino de matemática. Como objetivos específicos o estudo intencionou mapear a geodistribuição das dissertações e teses e identificar as regiões brasileiras que originaram tais produções; refletir sobre o alinhamento de dados entre os repositórios institucionais, catálogos de bibliotecas e a BDTD; defender o uso de mecanismos adequados para o compartilhamento de dados e disseminação das produções científicas de forma automatizada. Os resultados apontaram dois achados promissores para a realização de novas investigações, um centrado na problematização dos modos de gestão dos repositórios digitais nas instituições na forma de estudos de casos isolados, para um futuro estudo comparativo, sobre como cada instituição e curso de pós-graduação realiza a gestão e socialização de suas pesquisas. Enquanto, o segundo enfoque pode ser direcionado às tendências temáticas das pesquisas recuperadas.
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Referências
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