Laboratório de Ensino de Matemática: preenchendo as brechas de formação do licenciado em Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Anos iniciais, Formação docente, Formação em serviço, Laboratório de Ensino de Matemática

Resumo

A Matemática que os estudantes irão utilizar e estudar é organizada e apoiada nos construtos aprendidos nos anos iniciais. Entretanto, há indícios de que grande parte dos professores que atuam nesta etapa do ensino possuem uma formação de base (Licenciatura em Pedagogia) insuficiente, ocasionando, assim, lacunas significativas no que tange ao domínio dos conhecimentos matemáticos a serem trabalhados com seus estudantes. Nessa lógica, este artigo apresenta os resultados de uma investigação, de cunho qualitativo, apoiada em um estudo de caso, que objetivou, além de  identificar as ações formativas continuadas realizadas por professores que ensinam Matemática nos anos iniciais de escolas privadas e municipais de Porto Alegre/RS, verificar o impacto da formação continuada em serviço a partir da utilização de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM) e das ações individuais organizadas por docentes ou grupo de docentes sem apoio institucional. A produção dos dados analisados foi realizada com entrevistas estruturadas. Os principais achados da pesquisa apontam diferenças significativas nas formações ofertadas nas escolas da rede privada e municipal. Nas escolas da rede privada, as lacunas da formação inicial são sanadas pela formação em serviço e o ensino de Matemática é realizado com o suporte de uma equipe especializada que atua junto ao Laboratório de Ensino de Matemática. Já na rede municipal, as iniciativas são tomadas pelos próprios professores, de forma isolada e sem o apoio e suporte de especialistas da área. Nesse contexto, essa diferença de estratégia pode repercutir em fragilidades na aprendizagem Matemática em anos subsequentes.

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Biografia do Autor

Caroline Tavares de Souza Clesar, Uergs/PUCRS

Doutoranda e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Lucia Maria Martins Giraffa, PUCRS

Professora titular da Escola Politecnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Humanidades/PUCRS. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq- ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

CLESAR, . T. de S.; GIRAFFA, . M. M. Laboratório de Ensino de Matemática: preenchendo as brechas de formação do licenciado em Pedagogia. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 157–172, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1578. Acesso em: 22 dez. 2024.