O uso de sequência didática no ensino de Química com tema regional cultivo do maracujá

Autores

  • Edson de Oliveira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Rafaela Cristina dos Santos lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE https://orcid.org/0000-0003-4641-4252

Palavras-chave:

Sequências Didáticas, Contextualização, Maracujá

Resumo

Este estudo descreve uma sequência didática desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que aborda o cultivo do maracujá como tema para a contextualização do conteúdo de soluções químicas. O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto da utilização de Sequências Didáticas avançadas para a contextualização de conteúdos de química por meio de um tema regional. A sequência didática foi organizada em três etapas, compreendendo um total de dez momentos complementares, e foi integrada em uma escola de Ensino Médio regular localizada na cidade de Nova Floresta-PB. A amostra foi composta por 15 alunos do 2º ano com desempenho acadêmico abaixo da média na disciplina de Química. A implementação ocorreu durante as atividades do PIBID. Os resultados, obtidos por meio de observação direta das aulas, excederam as expectativas, uma vez que se constatou que os alunos participaram satisfatoriamente das atividades desenvolvidas. A análise desses dados revelou que, de forma geral, os alunos apresentaram um progresso significativo no que diz respeito à aprendizagem dos conceitos químicos relacionados à problemática investigada.

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

COSTA, . de O.; LIMA, . C. dos S. O uso de sequência didática no ensino de Química com tema regional cultivo do maracujá. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 225–239, 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1582. Acesso em: 7 nov. 2024.