A Sequência Fedathi na abordagem introdutória dos números inteiros
Palavras-chave:
Números Inteiros, Sequência Fedathi, Sessões didáticasResumo
Este artigo aborda parte da temática desenvolvida na nossa dissertação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Dentre muitos conteúdos, o ensino dos Números Inteiros, sempre representou um desafio para a sua abordagem, principalmente com a introdução dos números negativos, até então não conhecidos pelos alunos. O objetivo foi propor a Sequência Fedathi como metodologia de ensino na organização de sessões didáticas para o ensino dos Números Inteiros, tendo o professor como mediador. Iniciamos com uma pesquisa bibliográfica para compreendermos sobre estes números e o seu ensino, bem como a fundamentação teórico-metodológica da Sequência Fedathi. A partir disso, elaboramos sessões didáticas sobre o processo ensino-aprendizagem dos Números Inteiros. A respeito da proposta de organização de sessões didáticas para o ensino desse conjunto numérico à luz da Sequência Fedathi, consideramos que estas contribuirão positivamente, pelo fato de ainda presenciarmos frequentemente aulas expositivas, com memorização de regras e sem um ambiente investigativo. Portanto, esperamos que este trabalho possa subsidiar a prática docente desse conteúdo matemático, ocasionando um rompimento do modelo apenas expositivo, enfatizando o aluno como protagonista do seu conhecimento.
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