A Sequência Fedathi na abordagem introdutória dos números inteiros

Autores

  • Raimundo Nélio Rodrigues Ferreira EEEP José Maria Falcão
  • Alan de Souza Sampaio
  • Antonio Alison Pinheiro Martins
  • Maria Suzana Pinheiro

Palavras-chave:

Números Inteiros, Sequência Fedathi, Sessões didáticas

Resumo

Este artigo aborda parte da temática desenvolvida na nossa dissertação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Dentre muitos conteúdos, o ensino dos Números Inteiros, sempre representou um desafio para a sua abordagem, principalmente com a introdução dos números negativos, até então não conhecidos pelos alunos. O objetivo foi propor a Sequência Fedathi como metodologia de ensino na organização de sessões didáticas para o ensino dos Números Inteiros, tendo o professor como mediador. Iniciamos com uma pesquisa bibliográfica para compreendermos sobre estes números e o seu ensino, bem como a fundamentação teórico-metodológica da Sequência Fedathi. A partir disso, elaboramos sessões didáticas sobre o processo ensino-aprendizagem dos Números Inteiros. A respeito da proposta de organização de sessões didáticas para o ensino desse conjunto numérico à luz da Sequência Fedathi, consideramos que estas contribuirão positivamente, pelo fato de ainda presenciarmos frequentemente aulas expositivas, com memorização de regras e sem um ambiente investigativo. Portanto, esperamos que este trabalho possa subsidiar a prática docente desse conteúdo matemático, ocasionando um rompimento do modelo apenas expositivo, enfatizando o aluno como protagonista do seu conhecimento.

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Referências

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

FERREIRA, . N. R.; SAMPAIO, . de S.; MARTINS, . A. P.; PINHEIRO, . S. A Sequência Fedathi na abordagem introdutória dos números inteiros. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 70–81, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1593. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos