Tecnologias digitais no ensino de Matemática: contextos, crenças e possibilidades em uma escola campesina
Palavras-chave:
Teconologias digitais, Ensino, Escola Camponesa, Crenças, PossibilidadesResumo
O objetivo deste artigo é evidenciar contextos, crenças e possibilidades do uso de tecnologias digitais na educação do campo, tendo em vistas os sujeitos culturais da Escola Estadual Paulo Freire no Assentamento Antônio Conselheiro, município de Barra do Bugres. A proposta firma-se na reflexão da importância das relações entre as tecnologias, educação do campo e seus sujeitos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa e os instrumentos de produção de dados são: observação participante com notas de corpo e entrevistas. A base teórica está firmada nos pensamentos de Caldart (2010), pela sua concepção de educação do campo; Pesce & Jardim (2017), pela compreensão da necessidade das tecnologias neste contexto numa perspectiva freiriana; Kenski (2007), que percebe tecnologia como protagonista no ato de ensinar e aprender; Barcelos (2007), por suas investigações sobre crenças no ensino; Leão e Souto (2015) que apontam da relação tecnologia/professor e tecnologia/objetos educacionais. Os dados produzidos sugerem uma prática docente afetada por crenças que criam obstáculos para uso das Tecnologia Digitais (TDs) no ensino de matemática da escola do campo. Este é um trabalho imbuído na percepção das setas no caminho para o desenvolvimento de estratégia de uso das TDs, como empoderamento social e potencialização pedagógica.
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