Tecnologias digitais no ensino de Matemática: contextos, crenças e possibilidades em uma escola campesina

Autores

Palavras-chave:

Teconologias digitais, Ensino, Escola Camponesa, Crenças, Possibilidades

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar contextos, crenças e possibilidades do uso de tecnologias digitais na educação do campo, tendo em vistas os sujeitos culturais da Escola Estadual Paulo Freire no Assentamento Antônio Conselheiro, município de Barra do Bugres. A proposta firma-se na reflexão da importância das relações entre as tecnologias, educação do campo e seus sujeitos. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa e os instrumentos de produção de dados são: observação participante com notas de corpo e entrevistas. A base teórica está firmada nos pensamentos de Caldart (2010), pela sua concepção de educação do campo; Pesce & Jardim (2017), pela compreensão da necessidade das tecnologias neste contexto numa perspectiva freiriana; Kenski (2007), que percebe tecnologia como protagonista no ato de ensinar e aprender; Barcelos (2007), por suas investigações sobre crenças no ensino; Leão e Souto (2015) que apontam da relação tecnologia/professor e tecnologia/objetos educacionais. Os dados produzidos sugerem uma prática docente afetada por crenças que criam obstáculos para uso das Tecnologia Digitais (TDs) no ensino de matemática da escola do campo.  Este é um trabalho imbuído na percepção das setas no caminho para o desenvolvimento de estratégia de uso das TDs, como empoderamento social e potencialização pedagógica.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

ANDRADE, . M. F.; ANDRADE, . F. da S.; VIEIRA, . C. da S. R.; GOMES, . da S. V.; MARTINS BARBIERI, . de S. Tecnologias digitais no ensino de Matemática: contextos, crenças e possibilidades em uma escola campesina. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 92–105, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1594. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos