Letramento algébrico: desvendando mitos, fazendo proposições

Autores

Palavras-chave:

Letramento Algébrico, Letramento, Álgebra para os anos iniciais, Prática de Ensino em Álgebra

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o significado de letramento algébrico fazendo um giro pelas concepções de letramento na língua portuguesa em seguida na matemática. Discutir o que se entende por Álgebra para os anos iniciais do ensino fundamental. Relatar alguns mitos observados nos cursos de formação sobre a prática docente dos professores dos anos iniciais e apresentar proposições. O artigo revisita as tendências metodológicas dos documentos oficiais (PCN, BNCC e Currículo Paulista) propostas para o ensino de Álgebra na Escola Básica e avaliações institucionais (SAEB e PISA).

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Biografia do Autor

Ruth Ribas Itacarambi, CAEM/IME

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Educadora aposentada do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Pesquisadora e professora do Instituto Singularidades e coordenadora do Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática (GCIEM).

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

ITACARAMBI, . R. Letramento algébrico: desvendando mitos, fazendo proposições. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 221–237, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1596. Acesso em: 22 dez. 2024.