A experimentação matemática e a literatura infantil: estudo de um possível entrelaçamento

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização Matemática, Experimentação Matemática, Literatura Infantil, Ciclo da Alfabetização

Resumo

Ao longo da Educação Básica, percebe-se que os alunos possuem dificuldade em compreender os conteúdos ensinados em Matemática, pois não desenvolveram conceitos necessários para essa compreensão nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo no Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, ainda, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que os estudantes construam nessa etapa conceitos matemáticos, próprios da Alfabetização Matemática, que são tidos como base para o seu sucesso nessa disciplina nos demais níveis do ensino. Uma das estratégias possíveis defendidas neste trabalho é a experimentação matemática. Nos últimos anos, o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de Literatura Infantil para utilização nas salas de aula. Muitos desses livros permitem a introdução e a construção de conceitos matemáticos das diversas Unidades Temáticas que necessitam ser abordados no Ciclo de Alfabetização. Assim, este trabalho busca explorar um possível entrelaçamento entre a experimentação matemática e a literatura infantil.

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Biografia do Autor

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande (Furg)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Márcia Viviane dos Santos Adam Ximenes, niversidade Federal do Rio Grande (Furg)

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Professora de Matemática na Rede Básica de Ensino.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

JELINEK, . R.; XIMENES, . V. dos S. A. A experimentação matemática e a literatura infantil: estudo de um possível entrelaçamento. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 205–220, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1599. Acesso em: 22 dez. 2024.