O geoplano em aulas de Matemática: diálogos entre geometria e língua materna

  • Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman Prefeitura Municipal de Vitória https://orcid.org/0000-0001-8906-5537
  • Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Palavras-chave: Geometria, Atividades Interdisciplinares, Geoplano

Resumo

Neste artigo se descreve um estudo desenvolvido em sala de aula com base nas pesquisas realizadas pelos autores Hoffman (2012) e Zanon (2011) mediante sua inserção no Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo [GEEM-ES]. Traz-se um recorte de uma pesquisa qualitativa desenvolvida, em 2016, com 28 alunos de uma turma do quinto ano, em uma escola pública municipal de Vitória-ES. O texto mostra que conceitos de geometria e de língua materna podem ser construídos em um processo dialógico que utiliza o geoplano quadricular e as interlocuções entre aulas de matemática de caráter interdisciplinar. Apresenta e analisa aulas de noções básicas de geometria que foram direcionadas na perspectiva do diálogo realizado ante a manipulação do material concreto, da observação e da pesquisa sobre a própria prática, na ação, como parte do processo de ensino, aprendizagem e avaliação em matemática. Assim, mostra como conduzir atividades interdisciplinares que utilizam leitura e escrita na busca pela construção de conceitos de geometria a partir da exploração do geoplano quadricular e de outros recursos em diferentes espaços. A pesquisa apontou que, em uma perspectiva mais discursiva, é possível mediar a construção de conceitos de geometria, fazendo interlocução entre a língua materna e matemática com suas regras e simbologias próprias. E sugere que o processo de formação do estudante deve ser visto como um todo, em que as diversas áreas do conhecimento dialoguem entre si, evitando sua fragmentação e atribuindo sentido aos conteúdos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV).

Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora e Coordenadora da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim.

Referências

CARVALHO, Wacemberg Pereira Lima Carvalho; MALTA, Paula de Lima Nunes Malta. Práticas de escrita e mediação docente no ensino de gêneros textuais: questões sobre a resistência na escrita do gênero memórias literárias. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá-PA, v. 2, n. 2, p. 36-51, dezembro, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1391. Acesso em: 10 mar. 2021.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigando em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2 ed. Campinas, SP: Autores associados, 2007.

GEEM-ES, Grupo de Estudo em Educação Matemática do Espírito Santo. Anotações dos autores, 2006-2016.

HOFFMAN, Bernadete Veronica Schaeffer. O uso de diferentes formas de comunicação em aulas de matemática no ensino fundamental. 2012. 290f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

HOFFMAN, Bernadete Verônica Schaeffer; SANTOS-WAGNER, Vânia Maria Pereira dos. Avaliação com mediação em resolução e elaboração de problemas. In: SILVA, Américo Junior
Nunes da; VIEIRA, André Ricardo Luca. Incompletudes e contradições para o avanço da pesquisa em matemática 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2021, p. 202-218.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin; NACARATO, Adair Mendes. (Orgs.). Escritas e leituras na educação matemática. 1. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

NASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito et al. A geometria e o ciclo de alfabetização. In: BRAIL, Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Geometria. Brasília: MEC, SEB, 2014.

REGO, Rômulo Marinho; REGO, Rogéria Gaudêncio. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SANTOS, Vânia Maria Pereira. Avaliação de aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.

SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Aprendizagens de professoras num grupo de estudos sobre matemática nas séries iniciais. 2009. 364 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.

SILVA, Wellington Ribeiro da; SANTOS-WAGNER, Vânia Maria Pereira dos. Construção e utilização do geoplano circular como alternativa para se introduzir a geometria plana. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CULTURA E DIVERSIDADE, 2010, Salvador, BA. Anais [...]. Salvador, BA. SBEM, 2010. p. 1-7.

ZANON, Thiarla Xavier Dal-Cin. Imagens conceituais de combinatória no ensino superior de Matemática. 2019. 332 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

ZANON, Thiarla Xavier Dal-Cin. Formação continuada de professores que ensinam matemática: o que pensam e sentem sobre ensino, aprendizagem e avaliação. 2011. 300f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
Publicado
2021-07-01
Visualizações
  • Artigo 211
  • PDF 248
Como Citar
HOFFMAN, B. V. S.; ZANON, T. X. D.-C. O geoplano em aulas de Matemática: diálogos entre geometria e língua materna. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. 1, p. 189-204, 1 jul. 2021.