O perfil dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na rede estadual de Belém-PA

Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino, Perfil Docente

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e teve como objetivo identificar o perfil de formação dos docentes que ensinam matemática nos anos iniciais na rede estadual de Belém-PA. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram fundamentados na pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de um questionário junto aos professores do segundo ano do ensino fundamental da rede pública estadual de Belém. A formação de professores é uma das políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento das práticas docentes e de um ensino de qualidade. Mas, se faz necessário compreender o cenário em que se está inserido para continuar no caminho do avanço e não do retrocesso. Assim, um olhar específico do professor para o ensino de matemática nos anos iniciais nos permite encontrar lacunas não somente no aprendizado do aluno, mas também em si. E para preenchê-las, o caminho é o investimento em novas formações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Missilene Muniz Magalhães, Secretaria de Educação do Pará (Seduc/PA)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Especialista em Educação da Secretaria de Educação do Pará (Seduc/PA).

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Referências

BRASIL. Plano Nacional da Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições da Câmara, 2014.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília : MEC, 1996.

EBERHARDT, Ilva Fátima Neves; COUTINHO, Carina V. Scheneider. Dificuldades de aprendizagem em matemática nas séries iniciais: diagnóstico e intervenções. 2013. Disponível em: Acessado em: http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_08.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LOSS, Adriana Salete. Anos Iniciais: metodologia para o ensino da matemática. Porto Alegre. Editora Appris. Edição:01-2016.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NUNES, Terezinha Et. Al. Educação Matemática: números e operações numéricas. 2 ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

ROSA, Renata Vidica Marques da. Feminização do magistério: representações e espaço docente. Revista Pandora Brasil - Edição especial Nº 4 - "Cultura e materialidade escolar" – 2011.Disponível em http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/materialidade/renata.pdf. Acesso em: 14 ago. 2018.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ. Instrução normativa 09/2010. Belém: Seduc, 2010.
Publicado
2021-06-30
Visualizações
  • Artigo 345
  • PDF 149
Como Citar
MAGALHÃES, F. M. M.; SÁ, P. F. DE. O perfil dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na rede estadual de Belém-PA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. 1, p. 93-102, 30 jun. 2021.