O perfil dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na rede estadual de Belém-PA

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino, Perfil Docente

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e teve como objetivo identificar o perfil de formação dos docentes que ensinam matemática nos anos iniciais na rede estadual de Belém-PA. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram fundamentados na pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de um questionário junto aos professores do segundo ano do ensino fundamental da rede pública estadual de Belém. A formação de professores é uma das políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento das práticas docentes e de um ensino de qualidade. Mas, se faz necessário compreender o cenário em que se está inserido para continuar no caminho do avanço e não do retrocesso. Assim, um olhar específico do professor para o ensino de matemática nos anos iniciais nos permite encontrar lacunas não somente no aprendizado do aluno, mas também em si. E para preenchê-las, o caminho é o investimento em novas formações.

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Biografia do Autor

Francisca Missilene Muniz Magalhães, Secretaria de Educação do Pará (Seduc/PA)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Especialista em Educação da Secretaria de Educação do Pará (Seduc/PA).

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Referências

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

MAGALHÃES, . M. M.; SÁ, . F. de. O perfil dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais na rede estadual de Belém-PA. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 93–102, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1605. Acesso em: 15 nov. 2024.