A avaliação educacional sistêmica (Simave) em uma escola do campo: perspectivas e desafios

Autores

  • Roseni de Fátima Rosa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Penha Souza Silva

Palavras-chave:

Educação do Campo, Avaliação Educacional Externa, Simave/Proalfa-Proeb

Resumo

Esta pesquisa busca entender como se dá o processo de avaliação educacional do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública – Simave em uma escola do campo no município de Piranga-MG. Para isso, buscamos, por meio de um questionário respondido por sete professores, a supervisora e a diretora da Escola Estadual “Francisco Ferreira Maciel”, objeto deste estudo, que buscava identificar opiniões, dificuldades e deficiências no processo avaliativo. Também foram realizadas pesquisas documentais nos arquivos da escola e do Simave e uma revisão de literatura sobre o tema avaliação e avaliação educacional sistêmica. A metodologia utilizada é o estudo de caso em caráter qualitativo. Atualmente, o Simave avalia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e impactam diretamente no trabalho pedagógico da escola, principalmente, nas disciplinas avaliadas. Os resultados apontam para um comprometimento da escola com estas avaliações.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

ROSA, . de F.; SILVA, . S. A avaliação educacional sistêmica (Simave) em uma escola do campo: perspectivas e desafios. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 103–118, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1606. Acesso em: 22 dez. 2024.