A avaliação educacional sistêmica (Simave) em uma escola do campo: perspectivas e desafios

  • Roseni de Fátima Rosa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Penha Souza Silva
Palavras-chave: Educação do Campo, Avaliação Educacional Externa, Simave/Proalfa-Proeb

Resumo

Esta pesquisa busca entender como se dá o processo de avaliação educacional do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública – Simave em uma escola do campo no município de Piranga-MG. Para isso, buscamos, por meio de um questionário respondido por sete professores, a supervisora e a diretora da Escola Estadual “Francisco Ferreira Maciel”, objeto deste estudo, que buscava identificar opiniões, dificuldades e deficiências no processo avaliativo. Também foram realizadas pesquisas documentais nos arquivos da escola e do Simave e uma revisão de literatura sobre o tema avaliação e avaliação educacional sistêmica. A metodologia utilizada é o estudo de caso em caráter qualitativo. Atualmente, o Simave avalia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e impactam diretamente no trabalho pedagógico da escola, principalmente, nas disciplinas avaliadas. Os resultados apontam para um comprometimento da escola com estas avaliações.

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Publicado
2022-06-25
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  • Artigo 335
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Como Citar
ROSA, R.; SILVA, P. S. A avaliação educacional sistêmica (Simave) em uma escola do campo: perspectivas e desafios. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 3, n. 2, p. 103-118, 25 jun. 2022.