A engenharia didática como metodologia no processo de ensino e aprendizagem do número natural: um intercâmbio entre graduandos em Pedagogia e crianças do 1° ciclo do ensino fundamental no ensino remoto
Palavras-chave:
Número Natural, Engenharia Didática, Teoria PiagetianaResumo
O seguinte artigo busca apresentar a trajetória, percorrida e a percorrer, do Projeto de Extensão cujo objetivo é investigar e atuar na formação inicial de crianças do 1° ciclo do Ensino Fundamental e de discentes do curso de pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Barbacena, intervindo na forma com que ambos os grupos concebem e conceituam o número natural. O projeto será desenvolvido em dois momentos. No primeiro, os discentes serão qualificados quanto aos conceitos relacionados a epistemologia genética do número natural, além de metodologias desenvolvidas para ensinar e aprender esse conteúdo. No segundo momento, os mesmos atuarão junto as crianças do 1° ciclo do E.F., por meio de uma intervenção pedagógica, priorizando o número natural. O embasamento teórico para estabelecer o conceito desse objeto matemático foi pautado na teoria Piagetiana do número natural. Tomou-se como metodologia a Engenharia Didática apresentada por Michelle Artigue. A proposta inicial consistia em um trabalho a ser desenvolvido presencialmente, entretanto, diante da atual situação pandêmica, o projeto foi adaptado para a modalidade remota. A Engenharia Didática é composta por quatro etapas e encontra-se na terceira destas, sendo que, até o momento, com a reestruturação do projeto e as dificuldades atreladas à conjuntura, os resultados já elencados são satisfatórios para o processo de aprendizagem inicialmente proposto, e ainda, para a continuidade do trabalho. Pode-se concluir que o projeto é um exemplo pioneiro para as próximas intervenções pedagógicas que unam conhecimento acadêmico às práticas em sala de aula.
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Referências
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