Estudos de probabilidade nos anos iniciais: entre proposições curriculares e concepções de futuros professores

Autores

Palavras-chave:

Estudos de Probabilidade, Anos Inciais, Formação de Professores, Concepções

Resumo

Neste texto são mostrados recortes de uma pesquisa que teve como objetivo identificar conhecimentos de 50 discentes de um curso de Pedagogia em relação a justificativas e objetivos para a inclusão de estudos de Probabilidade nos anos iniciais de escolarização. A pesquisa também objetivou identificar concepções desses discentes em relação à ideia de acaso. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, exploratória, bibliográfica e de campo. Numa primeira etapa, os dados foram levantados em teses, dissertações, artigos e periódicos que tratam de conhecimentos acerca do ensino e aprendizagem de Probabilidade e concepção de professores. Numa segunda etapa foram coletados dados por meio de questionário, testes e entrevistas. Os resultados mostram que a maioria dos discentes que participou da pesquisa desconhece tanto as justificativas para a inclusão de estudos de noções de Probabilidade nas propostas curriculares para o ensino de matemática quanto os objetivos que se pretende alcançar com os alunos dos anos iniciais com esses estudos. Os resultados também mostram que muitos alunos relacionam situações de acaso e incerteza a intervenções divinas e que não fazem uso de tratamento matemático para lidar com tais situações. Esses resultados apontam para desafios a ser enfrentados na formação inicial de professores no que diz respeito a conhecimentos necessários para se lidar com o ensino e aprendizagem de Probabilidade nos anos iniciais.

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Biografia do Autor

José Maria Soares Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

RODRIGUES, . M. S. Estudos de probabilidade nos anos iniciais: entre proposições curriculares e concepções de futuros professores. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 66–77, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1610. Acesso em: 22 dez. 2024.